Universidade Católica de Petrópolis

Semana Acadêmica do CCSA debate as transformações no mundo contemporâneo e seus desafios

NOTÍCIAS UCP Semana Acadêmica do CCSA debate as transformações no mundo contemporâneo e seus desafios 20 de maio de 2026 Com uma velocidade que muitas vezes é difícil acompanhar, o mundo contemporâneo passa por diversas transformações que impactam diretamente em todas as áreas. E não é diferente para as áreas das Ciências Sociais Aplicadas. Os desafios e oportunidades que esse cenário apresenta norteou os debates na Semana Acadêmica do CCSA da UCP, que aconteceu entre os dias 11 e 15 de maio, no Campus Dom Veloso. Com o tema Fragmentos do Amanhã: impactos nas Ciências Sociais Aplicadas, programação com palestras e minicursos propôs uma reflexão sobre essas transformações e seus desdobramentos nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências de Dados, Economia, Relações Internacionais, Marketing e Comunicação Social. De acordo com o diretor do CCSA e coordenador do curso de Administração da UCP, Prof. Dr. Ueliton Leonídio, o evento propôs uma interdisciplinaridade de conhecimento, proporcionado ao público uma ampliação de saberes ao destacar as discussões da programação. “Dentro desse mosaico de conhecimento e inovação, trouxemos debates profundos e também práticos. Porque trabalhamos com tecnologia e gestão; a inteligência artificial, não só em termos do que é em si o tema, mas provocações como questões de risco e câmbio. As próprias palestras seguintes falaram da aplicação da IA, também de dados, de machine learning. Procuramos trabalhar também com a prática dentro do futuro profissional e educação, com o lançamento do aplicativo e das mentorias. Além de outros debates, como a questão da geopolítica e sociedade, que foi feita uma análise bem minuciosa no que diz respeito à guerra. E parte de comunicação, também, a questão da cultura do cancelamento”, explica. “Essa questão da lente da ética e das práticas de mercado, elas contribuíram, de fato, para construir esse mosaico durante a semana acadêmica. Não foi só o conteúdo exposto. A gente tentou, de maneira bem ativa, provocar e mostrar o contexto para que seja percebido que é necessária uma governança, que a gente precisa, dentro dessas ferramentas e atualidades, promover o desenvolvimento socioeconômico”, pontuou Ueliton. Confira a galeria:

UCP inaugura exposição que retrata a história e revitalização da fachada do Campus Dom Veloso

NOTÍCIAS UCP UCP inaugura exposição que retrata a história e revitalização da fachada do Campus Dom Veloso 25 de março de 2026 A fachada de um prédio vai muito além da sua arquitetura. Ela conta histórias, guarda as recordações e a memória desse local, que é construída dia a dia. E é exatamente o que revela a exposição Fachada Viva: Arquitetura, Memória e Pertencimento, aberta nesta terça-feira (24.03), no Auditório do Campus Dom Veloso da UCP. A mostra audiovisual retrata o processo de revitalização da fachada do prédio principal do campus que foi o cenário perfeito para a apresentação do Coral e Orquestra da UCP em uma tarde cheia de memória e cultura. As festividades contaram com a presença do Grão-chanceler da Universidade, o bispo diocesano, Dom Joel Portella; do presidente da Fundação Cultural Dom Cintra, Pe. Carlos Luna; do reitor, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa; do vice-reitor, maestro Marcelo Vizani; do pró-reitor administrativo, Anderson de Souza Cunha; do assessor de relações intermunicipais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Denys Carvalho; do chefe de Escritório Técnico da Região Serrana-Petrópolis do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Marcel Victal de Pinho Santos; Cecília Félix de Paiva, também do Iphan; da chefe do escritório regional do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) em Petrópolis, Patrícia Carvalho Hugueney; do secretário do Instituto Municipal de Cultura e Esporte do município, Adenilson Honorato; e do diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior. Também estiveram presentes os professores da Universidade Católica de Petrópolis, Vinícius Furtado da Rosa e Ana Kyzzy Fachetti, responsáveis técnicos da obra. “Minha primeira palavra é gratidão por essa etapa que, hoje concluída, é oferecida à comunidade acadêmica, em primeiro lugar, por meio da comunidade acadêmica à cidade de Petrópolis e, se me permitem, por meio de Petrópolis a todo mundo que de alguma maneira tem sua vida ligada a esta Universidade. Ouvindo a música, tratando tão bem dos ouvidos, presenteamos também os olhos com esse prédio, que sonhado há tanto tempo e agora restaurado, cuidado em sua fachada, é sinal daquilo que acaba acontecendo em cada espaço desse. É uma casa que precisa ser preservada. Se preservamos patrimônio, é porque preservamos pessoas. E se cuidamos das pessoas, precisamos cuidar do lugar onde elas estão”, afirmou Dom Joel Portella. O vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani, celebrou o resultado do trabalho iniciado em agosto do ano passado e agradeceu por todo empenho de todos os envolvidos no processo de revitalização da fachada e da realização da exposição inaugurada na tarde desta terça. “Hoje celebramos mais do que a recuperação de uma fachada. Celebramos a preservação da nossa história, da nossa identidade e da memória que este espaço representa para toda a comunidade acadêmica e para a sociedade”, disse. Público poderá conferir a exposição até maio A exposição propõe um olhar sensível e reflexivo sobre a centenária fachada do Campus Dom Veloso como patrimônio material e simbólico – lugar de memória da vida universitária da UCP, mas também de toda a comunidade petropolitana. Ao longo de décadas, o local foi cenário de formaturas, registros de trabalhos acadêmicos, eventos de extensão universitária e atividades abertas à comunidade externa, afirmando sua identidade e consolidando sua história e função social. Com conjunto arquitetônico tombado pelo Iphan e Inepac, a revitalização da fachada foi possível graças ao investimento de R$ 400 mil, recurso conquistado por meio de edital para execução de projetos de preservação e restauro de bens culturais tombados pelo Inepac, oferecido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Na mostra, o público poderá fazer uma viagem no tempo, acompanhando fotos históricas do campus, fragmentos do processo de revitalização da fachada até sua apresentação renovada. A exposição Fachada Viva: Arquitetura, Memória e Pertencimento está em cartaz no auditório do Campus Dom Veloso e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. Confira a galeria:

Estudantes da UCP são recebidos com música nos campi no concerto de boas-vindas

NOTÍCIAS UCP Estudantes da UCP são recebidos com música nos campi no concerto de boas-vindas 19 de março de 2026 Como tradição, o início do semestre letivo na UCP é marcado com música. Os estudantes foram recebidos pelos grupos musicais da Universidade, o Coral e Orquestra da UCP, no Concerto de Boas-vindas. A apresentação aconteceu nesta terça-feira (17.03) e quarta (18.03), respectivamente, nos campi Dom Cintra e Dom Veloso. Os corredores e jardins foram tomados por canções do cinema, com o clássico Circle of Life, do desenho animado O Rei Leão; o tema do sucesso Game of Thrones; e a divertida Happy, da animação Meu Malvado Favorito. Confira a galeria: Imagens: Rogério Tosta

UCP recebe Medalha Koeler pelos serviços prestados a Petrópolis

NOTÍCIAS UCP UCP recebe Medalha Koeler pelos serviços prestados a Petrópolis 13 de março de 2026 Homenagem foi concedida pela Câmara Municipal durante solenidade comemorativa pelos 183 anos da cidade A Universidade Católica de Petrópolis recebeu, no último dia 11 de março, a Medalha Koeler no grau Cruz de Distinção, durante solenidade promovida pela Câmara Municipal de Petrópolis em parceria com o Instituto Histórico de Petrópolis, em comemoração ao 183º aniversário de Petrópolis. A cerimônia marcou também a retomada da tradicional homenagem, que não era realizada desde 2020 em razão da pandemia do coronavírus. A Cruz de Distinção homenageia pessoas e instituições que contribuíram de forma especial para o progresso, desenvolvimento ou história da cidade de Petrópolis. A honraria à UCP foi oficializada por meio da Resolução nº 21, de 29 de janeiro de 2026, da Câmara Municipal, que aprovou a proposta de autoria do vereador Thiago Damasceno. Economista formado pela própria universidade, o parlamentar está em seu terceiro mandato no legislativo municipal. A Instituição foi representada na solenidade pelo Reitor, Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa, e pelo Pró-Reitor Administrativo, Anderson de Souza Cunha. Segundo o Reitor, a homenagem representa o reconhecimento do papel que a instituição desempenha na cidade ao longo de sua história. “Recebemos com profunda gratidão e honra esta homenagem que tem um significado muito especial para nossa Instituição, pois representa o reconhecimento público do serviço que a Universidade procura prestar à cidade de Petrópolis por meio da educação, da formação humana e da promoção do conhecimento”, afirmou. Fundada em 1953, a Universidade Católica de Petrópolis mantém uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação, a cultura e o desenvolvimento regional, formando gerações de profissionais e contribuindo ativamente para a vida social, científica e cultural da cidade. “Esta distinção é também um estímulo para continuar nossa missão educativa com ainda maior dedicação, conscientes de que a educação é um serviço fundamental à sociedade e um caminho para a construção de um futuro mais humano e solidário” completou o Reitor. Confira a galeria: Imagens: Rogério Tosta

UCP e Diocese de Petrópolis promovem evento acadêmico sobre a Campanha da Fraternidade

NOTÍCIAS UCP UCP e Diocese promovem evento acadêmico sobre a Campanha da Fraternidade 10 de março de 2026 A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e a Diocese de Petrópolis realizaram, na noite de 9 de março, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2026, que este ano tem como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). O evento acadêmico, no Salão Nobre do Campus Dom Veloso, teve início com a missa, na Capela Nossa Senhora de Sion, e foi concluído no Salão Nobre, com a palestra “Sustentabilidade na moradia é gerar felicidade, inteligência e espiritualidade”, com o professor Kurt Bergan. Durante a palestra, o professor apresentou vários projetos e modelos de moradia, apontando alguns problemas na execução e forma de realizar alguns, que deveriam oferecer a dignidade de moradia, prevista na Constituição Brasileira e refletida na Campanha da Fraternidade. O professor apontou, entre outros problemas, o deslocamento de população para regiões onde o poder público oferece moradias populares, porém sem nenhuma estrutura, como posto de saúde, escola, comércio, entre outros. O que, na sua opinião, gera novos problemas. A missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, além da celebração da Campanha da Fraternidade, também foi em ação de graças pelos dois anos de sua posse na Diocese de Petrópolis, ocorrida em 9 de março de 2024. Dom Joel agradeceu a todas as manifestações de carinho, ressaltando mais uma vez que foi ele quem recebeu o presente, ao ser nomeado para Petrópolis. Os dois momentos contaram com a presença do Vigário Geral da Diocese, Padre Paulo Cesar, do Reitor da UCP, Padre Pedro Paulo, do reitor do Seminário Diocesano, Padre Luiz Henrique, e vários sacerdotes, além dos seminaristas e pró-reitores da universidade. O vereador Thiago Damaceno, representando o Legislativo Municipal, participou dos eventos, assim como representantes de algumas instituições ligadas à UCP e à Diocese. Campanha da Fraternidade 2026: Fraternidade e Moradia “Ele veio morar entre nós” Em sua fala no Salão Nobre da UCP, Dom Joel explicou que a Campanha da Fraternidade é “o jeito brasileiro de viver a Quaresma”, unindo fé e compromisso com a realidade do povo: “A Campanha da Fraternidade ajuda a quaresma a não se restringir apenas à dimensão religiosa. O ser humano é integral: ama, sonha, chora, ri. E a Campanha trabalha com esse ser humano integral.” Dom Joel lembrou que o grande objetivo da Campanha é o bem comum: “Diante de Cristo, é pecado não pensar nas outras pessoas. Se uma pessoa sofre, todas sofrem. É Cristo sofrendo nelas.” Falando do tema deste ano, moradia, o bispo destacou que a casa é muito mais que um bem material: “Falar de moradia é falar de algo profundamente humano, pois a casa é lugar de proteção, espaço de família, fonte de vínculos, sinal de dignidade.” O texto-base da Campanha chama a atenção, entre outras realidades, para a população em situação de rua e para as condições precárias de moradia em muitas regiões do Brasil. Dom Joel recordou também os desafios da nossa Região Serrana, marcada por tragédias ligadas às chuvas e à ocupação de áreas de risco. Um dos frutos concretos da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as missas do Domingo de Ramos, cujos recursos apoiam projetos sociais ligados ao tema da moradia digna. Encerrando sua fala, Dom Joel fez um convite a toda a Diocese: “Peço que Deus abra os nossos corações para a caridade, atitude própria do cristão e da cristã, ainda mais em tempos de quaresma.” Fonte: Diocese de Petrópolis Confira a galeria:

Semestre letivo é iniciado com receptivo dos novos alunos e Semana da Integração dos professores

Magia natalina embala o 50° Concerto de Natal da UCP – Copy Está oficialmente aberto o semestre letivo de 2026.1 na UCP! Nesta segunda-feira (09.02), os novos alunos da graduação foram recebidos pela Reitoria e coordenação dos cursos em um momento exclusivo para os calouros. O encontro, tradicional no calendário da Instituição, reserva o primeiro dia de aula restrito aos novos estudantes como forma de boas-vindas, para que conhecem as instalações da Universidade, em seu respectivo campus, e seus coordenadores. Também marcando o início das aulas, de 02 e 06 de fevereiro, aconteceu a Semana de Integração dos professores. A abertura, no dia 02, teve uma missa em ação de graças, seguida de um encontro com o Reitor e um momento de descontração entre os docentes. Ao longo dos dias, os professores passaram por reuniões para alinhamento das atividades, atualizações, cursos e capacitações para se prepararem para mais um semestre letivo. Está oficialmente aberto o semestre letivo de 2026.1 na UCP! Nesta segunda-feira (09.02), os novos alunos da graduação foram recebidos pela Reitoria e coordenação dos cursos em um momento exclusivo para os calouros. O encontro, tradicional no calendário da Instituição, reserva o primeiro dia de aula restrito aos novos estudantes como forma de boas-vindas, para que conhecem as instalações da Universidade, em seu respectivo campus, e seus coordenadores. Também marcando o início das aulas, de 02 e 06 de fevereiro, aconteceu a Semana de Integração dos professores. A abertura, no dia 02, teve uma missa em ação de graças, seguida de um encontro com o Reitor e um momento de descontração entre os docentes. Ao longo dos dias, os professores passaram por reuniões para alinhamento das atividades, atualizações, cursos e capacitações para se prepararem para mais um semestre letivo. NOTÍCIAS UCP Semestre letivo é iniciado com receptivo dos novos alunos e Semana da Integração dos professores 10 de fevereiro de 2026 Está oficialmente aberto o semestre letivo de 2026.1 na UCP! Nesta segunda-feira (09.02), os novos alunos da graduação foram recebidos pela Reitoria e coordenação dos cursos em um momento exclusivo para os calouros. O encontro, tradicional no calendário da Instituição, reserva o primeiro dia de aula restrito aos novos estudantes como forma de boas-vindas, para que conhecem as instalações da Universidade, em seu respectivo campus, e seus coordenadores. Também marcando o início das aulas, de 02 e 06 de fevereiro, aconteceu a Semana de Integração dos professores. A abertura, no dia 02, teve uma missa em ação de graças, seguida de um encontro com o Reitor e um momento de descontração entre os docentes. Ao longo dos dias, os professores passaram por reuniões para alinhamento das atividades, atualizações, cursos e capacitações para se prepararem para mais um semestre letivo. Confira a galeria:

UCP lança parceria com projeto Sessão Mentoria para construção de trajetórias profissionais e pessoais de impacto

NOTÍCIAS UCP UCP lança parceria com projeto Sessão Mentoria para construção de trajetórias profissionais e pessoais de impacto 13 de novembro de 2025 Como construir e tornar a sua trajetória profissional e pessoal não apenas de sucesso, mas com propósito e impacto? Esse é um dos papeis da mentoria e que foi apresentado ao público que conferiu, nesta terça-feira (11.11), o workshop Interativo: Como a Mentoria Acelera o Seu Futuro, que aconteceu no Auditório do Campus Dom Veloso. O evento marcou o lançamento da parceria da UCP com o projeto Sessão Mentoria, que foi disponibilizado aos estudantes e público interessado no seu desenvolvimento pessoal e na carreira. Conduzido por Thiago Pires, articulador regional do Projeto Sessão de Mentoria, o encontro propôs uma conversa dinâmica e participativa sobre como transformar aprendizado em ação, conectar-se com mentores e aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento oferecidas pela universidade. “A ideia do evento foi falar da questão da mentoria em si. Porque o Tiago,  que é especialista, é um mentor formado, já tem toda a formação específica pra isso, veio para explicar a função da mentoria. O que que um estudante, enquanto mentorado, ele precisa ter consciência, que é a questão da autoconstrução, do autoconhecimento. O evento teve essa finalidade para explicar o que é a mentoria em si; qual é o papel de cada um; o papel do mentor e mentorado; o que o mentor faz; o que a mentoria faz e o que ela não faz. A mentoria, por exemplo, não é autoajuda. Mentoria não é sessão com psicólogo. Tudo isso foi esclarecido”, pontua o coordenador do curso de Administração da UCP, Prof. Me. Ueliton Leonídio. Durante o encontro, também foi apresentada a parceria com o projeto e como essa iniciativa funcionará não apenas para os alunos da UCP, mas é aberta à comunidade. Ela é feita gratuitamente, on-line, por meio de uma plataforma onde é disponibilizada a orientação de mentores de diversas áreas de interesse. “O estudante faz o cadastro e escolhe o mentor de acordo com o perfil que ele está procurando. Por exemplo, o estudante está procurando o seu primeiro emprego e não sabe como é que ele se organiza, para onde vai. Então tem um mentor lá com o perfil de orientação de carreira para quem está começando. Aí ele vai lá, faz o agendamento de acordo com a disponibilidade do mentor. Tem gente que disponibiliza três horas por semana, tem gente que disponibiliza cinco, seis, tem gente que disponibiliza uma. Então, conforme a agenda que está disponível, o estudante faz o agendamento e começa o processo de mentoria”, explica Ueliton ao destacar a importância da mentoria para os estudantes e profissionais. “A importância da mentoria na formação do estudante, é claro que, invariavelmente, o principal é a formação de carreira. Mas dentro da formação de carreira é a criação de uma consciência de autoconstrução de carreira. Da responsabilidade pela sua carreira. De saber que precisa planejar a carreira. O autoconhecimento, que também é uma outra questão que precisa ser trabalhada com qualquer profissional. E isso o mentor ele tem esse lado provocativo, principalmente porque a mentoria é um processo de escuta, de diálogo, de questionar. Isso é importante para o profissional, para o estudante refletir sobre a carreira dele, para onde ele quer chegar”, pontua Ueliton.

UCP se destaca no Guia da Faculdade com 15 cursos classificados com quatro estrelas

NOTÍCIAS UCP UCP se destaca no Guia da Faculdade com 15 cursos classificados com quatro estrelas 04 de novembro de 2025 Refirmando o compromisso com a excelência no ensino, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) se destacou, mais uma vez, no Guia da Faculdade com 15 cursos sendo reconhecidos com quatro estrelas, sendo três deles os únicos de Petrópolis com essa classificação. A avaliação, divulgada no final de outubro, é a maior pesquisa de opinião do Ensino Superior brasileiro promovida pelo portal Quero Bolsas em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo (Estadão). A instituição petropolitana teve 22 cursos avaliados, entre bacharelados e licenciaturas, nas modalidades presencial e de ensino a distância (EAD). Outras seis graduações da Universidade receberam três estrelas. “Participamos do Guia da Faculdade desde o início, sempre com resultados muito expressivos, comprovando os nossos esforços de mantermos a tradição da nossa Instituição, empenhados em oferecer uma formação de excelência aos nossos estudantes. E mais uma vez a avaliação mostrou isso. Nossos cursos estão entre os melhores do Estado e isso, para nós, é recompensador e motivador para aprimorarmos e melhorarmos sempre”, comenta o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani. Entre os destaques dos cursos da UCP que receberam quatro estrelas estão Publicidade e Propaganda, Fisioterapia e Psicologia, únicos de Petrópolis com essa classificação. Além deles, também receberam quatro estrelas os cursos de Administração (presencial e EAD), Ciências Econômicas, Filosofia (licenciatura e bacharelado), Relações Internacionais, Teologia (presencial), Educação Física, Engenharias de Produção e Mecatrônica, História (EAD) e Pedagogia (EAD). Os cursos de Direito, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharias Civil, de Computação e Elétrica receberam três estrelas.   Para participar, a instituição deve ser cadastrada no Ministério da Educação (MEC) e ela será analisada a partir do seu projeto pedagógico, com as características da proposta de ensino do curso; o perfil dos professores vinculados ao curso e a infraestrutura, avaliando condições de materiais e equipamentos oferecidos. Nesta edição, foram avaliadas mais de 22 mil graduações em todo o Brasil.

Coordenador do curso de Administração da UCP é homenageado na Câmara de Vereadores de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP Coordenador do curso de Administração da UCP é homenageado na Câmara de Vereadores de Petrópolis 17 de setembro de 2025 Em comemoração ao Dia do Administrador, celebrado em 9 de setembro, a Câmara de Vereadores de Petrópolis homenageou o coordenador da graduação em Administração da UCP, Prof. Dr. Ueliton Leonídio. A solenidade que celebrou os 60 anos da regulamentação da profissão de Administrador aconteceu na segunda-feira (08.09), na sede do legislativo, e reuniu coordenadores dos cursos de Administração das instituições de Ensino Superior do município, além de empreendedores da cidade. “Receber essa homenagem na Câmara de Vereadores de Petrópolis foi muito relevante e impactante para mim. Representar administradoras e administradores do município e ter minha trajetória reconhecida é muito especial. Para mim, foi como reviver um filme da vida, com desafios, conquistas, aprendizados e o apoio de tantas pessoas que fizeram parte dessa caminhada. Como da UCP, que proporciona um ambiente onde é possível colocar as minhas competências em prática e como resultado transformar a vida de tantos profissionais hoje no mercado de trabalho”, disse o docente da UCP ao destacar o papel do administrador. “Ser administrador é realizar, impactar, engajar, inspirar, trazer soluções e enxergar o mundo como um lugar de oportunidades, onde posso aprender e colocar minha profissão em prática. Nosso trabalho é essencial, pois nos dá a visão de como as engrenagens funcionam em conjunto e do impacto de cada uma delas no sistema, desde a percepção institucional até a operacional”, disse.

UCP fala sobre importância dos administradores na construção de organizações mais eficientes, humanas e inovadoras

NOTÍCIAS UCP UCP fala sobre importância dos administradores na construção de organizações mais eficientes, humanas e inovadoras 12 de setembro de 2025 Celebrado na última terça-feira (09.09), o Dia do Administrador, na UCP, abordou a importância do profissional como fator estratégico na construção de organizações mais eficientes, humanas e inovadoras. O tema norteou a palestra Gestão que transforma: liderança, carreira e impacto que aconteceu no auditório do Campus Dom Veloso. “O Dia do Administrador neste ano foi muito importante e histórico, porque neste ano faz 60 anos da regulamentação da profissão no país, conhecida como o Jubileu de Diamante. Ela consolida a trajetória de uma profissão que é essencial para o desenvolvimento econômico, social e organizacional. O tema Gestão que Transforma é reflexo da profissão, que se coloca como um agente de transformação onde está inserido, planejando, organizando, coordenando, liderando e avaliando as estratégias inovadoras e disruptivas que a atualidade nos exigem”, comenta o coordenador do curso, Prof. Me. Ueliton Leonídio.