Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Curso de Relações Internacionais da UCP fala sobre oceanopolítica na Península Arábica

09 de abril de 2025

Desde sempre, o mar é peça fundamental e estratégica no cenário político mundial. Não à toa esse assunto pautou a palestra promovida pelo curso de Relações Internacionais da UCP, na noite desta terça-feira (08.04), sobre Oceanopolítica na Península Arábica: Desafios Atuais. O evento aconteceu no Auditório do Campus Dom Veloso.

Quem falou sobre a temática foi Melissa Rossi, graduada em Políticas, Mestre em Relações Internacionais, com MBA em Cooperação International e Políticas Públicas, e que atua como Relações Estratégicas da Think Tank Euro-Gulf Information Center e pesquisadora da Escola de Guerra Naval. A proposta do encontro foi oferecer um pouco de conhecimento sobre a história da Península Arábica, seu entorno estratégico e alguns dos desafios ligados às missões navais que atuam na região.

“Realmente a importância da oceanopolítica hoje em dia no Oriente Médio, sobretudo na Península Arábica, é essencial, porque os países que estão lá agora eles estão projetando o seu poder para dentro, por exemplo, do Golfo Pérsico. E a importância do mar se torna cada vez mais evidente nesse jogo que está acontecendo de influências, poder, por exemplo, em relação ao Irã e Arábia Saudita, o Irã e Bahrein. Então isso acho que é muito importante, porque a gente está vendo que o mundo está caminhando num possível até conflito. E aquela região, aquele mar específico, se alguma coisa maior acontecer, vai ter uma importância fundamental”, explica Melissa Rossi.

A coordenadora do curso de Relações Internacionais da UCP, Profa. Dra. Luíza Bizzo, aponta a relevância de receber uma especialista como a palestrante para conversar sobre o assunto especialmente com os estudantes de RI, História, Direito e até interessados no tema.

“Eu acho que é fundamental, uma vez que nós estamos no Brasil. Então a Melissa, por mais que tenha uma formação internacional, ela também fala bastante da perspectiva brasileira. E os alunos de Relações Internacionais eles têm que estar atentos ao que está acontecendo ao seu entorno, no mundo. Considerando o Brasil a potência que é em relação ao Atlântico, como um todo, a oceanopolítica é superimportante para o Brasil também. O caso da Península Arábica, bem como a Melissa falou, é fundamental, tanto para uma questão de jogo de poder, quanto também pela questão da oceanopolítica que pode ser aplicada e deve ser algo cada vez mais estudado no Brasil”, frisa Bizzo.

Confira a galeria:

Curso de Relações Internacionais da UCP fala sobre oceanopolítica na Península Arábica