29 de março de 2023
Nesta terça-feira (28.03), o curso de Relações Internacionais da UCP recebeu o doutorando em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança, Matheus Marreiro, egresso de RI da UCP, para ministrar a palestra As relações internacionais a partir dos movimentos de resistência globais e locais. O evento, que aconteceu no Salão Nobre do Campus Dom Veloso, buscou trazer ao público uma perspectiva crítica das relações internacionais e mostrar a importância dos movimentos populares para a geopolítica mundial.
“O que tentei refletir aqui hoje é um pouquinho de como os projetos coloniais, que começam a ser feitos a partir da Europa, em 1492 com a chegada de Colombo, e como esse tipo de pensamento, essa lógica colonial vai ser repercutida, reimposta em como nós vemos o mundo hoje em dia. Então o que propus hoje são outras formas de ver o mundo e que resistem a essa lógica colonial de pensamento que surge com a dominação europeia”, resumiu o palestrante, que foi recebido pela coordenadora do curso de RI, Profª. Luíza Bizzo.
Ela destaca a relevância de abordar esta temática de maneira bastante objetiva.
“A importância de falar sobre as questões das resistências locais, nesse mundo globalizado, é trazer uma perspectiva crítica sobre atores internacionais que são muito pouco estudados. Trazer, também, a importância de grupos domésticos e indivíduos. Trazer uma perspectiva, também, da geopolítica crítica para além do que a tradicional. Trazer perspectivas diferentes, um debate importante e crescente que os alunos também estudam na disciplina sobre decolonialidade”.
A palestra As relações internacionais a partir dos movimentos de resistência globais e locais pode ser assistida na TV UCP no Youtube.