Universidade Católica de Petrópolis

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade, é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, cujo objetivo é avaliar o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados a realidade brasileira e mundial e a outras áreas de conhecimento.

O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, composto por dois instrumentos:

  • Prova para avaliação individual de desempenho do estudante.
  • Questionário do estudante.

O aluno concluinte, para ficar em situação regular e receber seu diploma, deverá realizar as duas atividades.

O Enade é aplicado periodicamente aos estudantes, sendo condição indispensável para a colação de grau, para a emissão do histórico escolar, assim como para a expedição do diploma do aluno pela Instituição de Ensino Superior – IES. A participação no Exame será atestada por meio da assinatura do estudante na lista de presença da sala da aplicação da prova, ficando registrado também no histórico escolar a situação de regularidade do estudante em relação à obrigação e participação no Enade.

A não realização de um dos itens acima por parte do aluno inviabiliza a sua situação de regularidade no ENADE. Isso impedirá a sua colação de grau, emissão de histórico escolar e expedição de diploma. Alunos que fiquem nesta situação apenas se regularizam no ENADE do ano seguinte.

Sobre a Prova

A prova é constituída de 5 questões discursivas e 35 de múltipla escolha distribuídas em duas partes: Formação Geral (constitui 25% do resultado) e Componente Específico (constitui 75% do resultado).

Formação Geral:

60%

08 questões de múltipla escolha

40%

02 questões discursivas

+

Componente Específico:

85%

27 questões de múltipla escolha

15%

03 questões discursivas

Quem faz a prova?

Ingressantes:

Aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2022, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022. 

Alunos ingressantes não fazem prova nem respondem ao questionário, apenas são informados pela UCP quem são ao INEP.

Concluintes:

Aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES (75% se o curso foi de graduação tecnológica) e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2023.

Aos alunos concluintes é obrigatória a participação no exame realizando a prova e respondendo ao Questionário do Estudante.

A irregularidade perante o ENADE impossibilita a colação de grau e a emissão do diploma do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento do componente curricular obrigatório.

Sobre o ENADE 2022:

De acordo com a Portaria nº24, de 20 de janeiro de 2022, a aplicação das provas do Enade 2022 ocorrerá dia 27 de novembro de 2022 e seguirá o horário de Brasília-DF.

Abertura dos portões: a definir
Fechamento dos portões: a definir
Início da prova: a definir
Término da prova: a definir

Cursos Participantes:

Participarão do ENADE 2021 os seguintes cursos da UCP:

I - Áreas relativas ao grau de bacharel:
Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Psicologia, Relações Internacionais e Teologia.

Atenção: É proibida a entrada do estudante no local de prova sem a máscara de prevenção à Covid-19 e após o fechamento dos portões. O acesso à sala de provas será permitido com a apresentação de documento válido de identificação com foto, utilização de máscara de prevenção à Covid-19 e dentro do horário estabelecido no Edital.

O aluno deverá usar a máscara desde sua entrada no local das provas e até sua saída.

Cronograma do aluno:

O Enade 2022 será regulamentado por edital a ser publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, em que serão estabelecidos os aspectos indispensáveis ao Exame, incluindo cronograma, prazos, procedimentos técnicos e responsabilidades das Instituições de Educação Superior – IES e dos estudantes, dentre outras diretrizes para sua realização.

AÇÃO PERÍODO
Preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados
Do dia 19 de julho ao dia 13 de novembro de 2021 às 23h59
Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos estudantes concluintes habilitados
Do dia 30 de agosto ao dia 3 de setembro de 2021 às 23h59
Resultado da solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos estudantes concluintes habilitados
Dia 10 de setembro de 2021
Recurso da solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos estudantes concluintes habilitados
Do dia 13 ao dia 17 de setembro de 2021 às 23h59
Resultado do recurso da solicitação de Atendimento Especializado e/ou pelo Tratamento pelo Nome Social dos estudantes concluintes habilitados
Dia 24 de setembro de 2021
Preenchimento do Questionário do Estudante
Do dia 30 de agosto ao dia 13 de novembro de 2021 às 23h59
Indicação do curso pelo estudante concluinte habilitado com mais de uma inscrição
Do dia 30 de agosto ao dia 17 de setembro de 2021 às 23h59
Divulgação dos locais de prova no Sistema Enade
Dia 1º de novembro de 2021
Aplicação da prova
Dia 14 de novembro de 2021
Solicitação de dispensa de prova pelo estudante
Dia 16 de dezembro de 2021 ao dia 21 de janeiro de 2022 às 23h59
Recurso das solicitações de dispensa do estudante, indeferidas pela IES
Do dia 26 de janeiro ao dia 11 de fevereiro de 2022 às 23h59

Critérios para deferimento de dispensa de prova

Solicitações de dispensa de prova por iniciativa do Estudante:

Ocorrências de ordem pessoal:

  1. Acidentes – Apresentação de boletim de ocorrência policial contendo relato de acidente de trânsito relativo à colisão ou atropelamento que impossibilite o deslocamento até o local de prova no dia da aplicação do Enade 2021, antes das 13h, horário de Brasília-DF, com envolvimento direto do estudante. Serão aceitos somente Boletins de Ocorrência registrados até o dia 14 de novembro de 2021.
  2. Assalto – Apresentação de boletim de ocorrência policial relatando situação de assalto no dia da aplicação da prova do Enade 2021, antes das 13h, horário de Brasília-DF, com envolvimento direto do estudante na condição de vítima. Serão aceitos somente Boletins de Ocorrência registrados até o dia 14 de novembro de 2021.
  3. Casamento – Apresentação de certidão de casamento do estudante (registro civil), ocorrido em até 9 (nove) dias de antecedência da data de aplicação da prova do Enade 2021.
  4. Extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação – Apresentação de boletim de ocorrência comprovando extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação na data de aplicação da prova do Enade 2021. Serão aceitos somente Boletins de Ocorrência registrados até o dia 14 de novembro de 2021.
  5. Luto – Apresentação de certidão de óbito, ocorrido em até 9 (nove) dias de antecedência da data de aplicação da prova do Enade 2021, de cônjuge, companheiro, dependente devidamente qualificado ou de qualquer parente do estudante, consanguíneo ou afim, em linha reta ou na linha colateral até terceiro grau. Compreendem-se como parentes até o terceiro grau: ascendentes – pais(s), avó(s) e bisavó(s); descendentes – filho(s), neto(s) e bisneto(s); Colaterais – irmão(s), tios e sobrinhos; e afins – cônjuge, sogro(s), cunhado(s), avós do cônjuge, sobrinhos e bisavós do cônjuge, madrasta, padrasto e enteado(s). Caso necessário, o estudante deverá incluir, além da certidão de óbito, outra(s) certidão(ões) que comprove(m) o vínculo familiar.
  6. Acompanhamento de cônjuge ou companheiro(a) transferido(a) de município por seu empregador – Apresentação de documento, expedido por autoridade constituída, que comprove a efetiva transferência de cônjuge ou companheiro(a) para exercício profissional ou de cargo eletivo em município diferente do anteriormente alocado, após o encerramento do período de retificação das inscrições do Enade 2021, ou efetiva transferência de cônjuge ou companheiro(a) para exercício profissional no exterior.
  7. Saúde – Apresentação de atestado médico ou odontológico que justifique a impossibilidade de comparecimento à prova e abarque o dia da aplicação da prova do Enade 2021, com carimbo contendo o número de registro profissional do médico (CRM ou RMS) ou dentista (CRO) e sua assinatura. Também será aceito atestado de acompanhamento de familiar (cônjuge, companheiro, pais, filhos, padrasto, madrasta, enteado, avô e/ou avó) ou dependente legal devidamente qualificado, carimbado e assinado por médico ou dentista. Não serão aceitos documentos rasurados, ilegíveis ou sem carimbo e/ou assinatura de médico ou dentista.
  8. Maternidade – Apresentação de atestado médico especificando a condição de licença maternidade da estudante, com carimbo contendo o número de registro profissional (CRM ou RMS) e a assinatura do médico, além da indicação expressa do período de licença que abarque o dia da aplicação da prova do Enade 2021 ou a certidão de nascimento da criança que comprove que seu nascimento ocorreu até 4 (quatro) meses antes da data de aplicação da prova do Enade 2021. Igualmente será concedida licença-maternidade para os casos de adoção, devidamente documentada. Não serão aceitos documentos rasurados, ilegíveis ou sem carimbo e/ou assinatura de médico ou dentista.
  9. Paternidade – Apresentação de certidão de nascimento ou de adoção de filho que comprove a ocorrência do fato até 20 (vinte) dias antes da data de aplicação da prova do Enade 2021.
  10. Atividade acadêmica em outro curso de graduação ou pós-graduação – Documento da Instituição de Ensino Superior que comprove que o estudante estava em atividade acadêmica ou participação em processo seletivo para outro curso de graduação ou pós-graduação, ou estava em desenvolvimento de atividade curricular em outro curso de graduação ou pós-graduação no dia da aplicação da prova do Enade 2021.
  11. Concurso público ou processo seletivo de trabalho – Apresentação de documento e/ou declaração que comprove o comparecimento do estudante a concurso público ou a processo seletivo de trabalho no dia da aplicação da prova do Enade 2021, devendo esse documento estar em papel timbrado ou equivalente, com a devida assinatura do representante da realizadora do concurso ou do empregador. No caso de declarações de empresas, o documento deverá conter carimbo com os dados do CNPJ e o nome do declarante. Não serão aceitos comprovantes de inscrição.
  12. Intercâmbio não vinculado ao curso avaliado – Apresentação de documento da Instituição de Ensino Estrangeira contendo o nome completo do estudante, seus dados pessoais e o período do curso (início e fim), que comprove a realização de intercâmbio internacional não vinculado ao curso avaliado no dia da aplicação da prova do Enade 2021.
  13. Privação de liberdade – Apresentação de documento assinado por autoridade competente, que comprove que o estudante estava privado de liberdade no dia da aplicação da prova do Enade 2021.

Ocorrências profissionais:

  1. Trabalho – apresentação de declaração de exercício de atividade profissional no dia da aplicação da prova do Enade 2021, com identificação do empregador responsável pela declaração, devendo esse documento estar em papel timbrado ou equivalente, com a devida assinatura do empregador e carimbo contendo os dados do CNPJ da empresa. Caso o estudante seja dono/sócio de empresa, deve ser anexada declaração do próprio estudante contendo justificativa da necessidade de trabalho no dia da prova e o contrato social da empresa que comprove a posse/sociedade do estudante na empresa.

Solicitações de dispensa de prova por iniciativa da IES:

Compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade:

  1. Intercâmbio internacional vinculado à IES – Apresentação de documento com identificação do coordenador de curso e/ou responsável pela declaração, devendo esse documento estar em papel timbrado ou equivalente, com a devida assinatura do declarante e os dados da IES, e comprovar a impossibilidade do comparecimento do estudante à aplicação da prova do Enade 2021, por encontrar-se em intercâmbio internacional vinculado ao curso avaliado. A declaração deverá conter o nome completo do estudante, seus dados pessoais e o período do curso (início e fim).

Indicação incorreta do município de prova na inscrição do estudante:

  1. Polo do estudante de curso em EaD errado – Apresentação de solicitação de dispensa diretamente no Sistema Enade, relacionada ao reconhecimento de responsabilidade da IES pela indicação errada ou pela não alteração do polo de apoio presencial a que o estudante estiver vinculado, impossibilitando sua participação na prova do Enade 2021.

  2. Mobilidade acadêmica – Apresentação de solicitação de dispensa diretamente no Sistema Enade, relacionada ao reconhecimento de responsabilidade da IES pela não alteração do município de prova para estudante em mobilidade acadêmica, impossibilitando sua participação na prova do Enade 2021. Deve ainda ser anexada declaração ou documento congênere que comprove a condição do estudante em mobilidade acadêmica, caracterizada por atividade curricular de média e longa duração, fora do município-sede do curso avaliado ou do polo de apoio presencial a que estiver vinculado e que abranja o dia da aplicação da prova do Enade 2021.

Dúvidas?
Entre em contato

Telefone e whatsapp
Tel.: 24 2244-4044

E-mail
faleconosco@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h