Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Estudante de Educação Física da UCP é campeã sul-americana de LPO

08 de outubro de 2025

Com uma trajetória de atleta que já acumula vitórias, a estudante do 6º período de Educação Física da UCP, Júlia Satyro, conquistou recentemente mais uma. Ela é campeã sul-americana de Levantamento de Peso Olímpico (LPO). A jovem levou para casa nada menos que três medalhas – ouro no arremesso, prata no total olímpico e bronze no arranco – no Campeonato Sul-Americano Sub-20, que aconteceu no último dia 17 de setembro, em Guayaquil, no Equador.

“Foi meu primeiro Campeonato Sul-Americano, o que deixou tudo ainda mais especial. Foi uma experiência inesquecível, porque além de representar o Brasil, consegui trazer resultados expressivos logo na minha estreia nesse campeonato, e me tornei medalhista internacional”, comemora a atleta federada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP).

Júlia começou no esporte como ginasta, o que despertou o interesse pela carreira na Educação Física e no alto rendimento. Mas foi quando conheceu o CrossFit que foi apresentada ao Levantamento de Peso Olímpico e se apaixonou pela modalidade, que hoje é destaque.

“Hoje sou campeã brasileira Sub-20 e vice-campeã brasileira adulta, além de ter competido o Mundial Sub-20 (6º lugar no arremesso) em Lima, no Peru. Cada etapa tem sido um aprendizado enorme e me motiva a continuar evoluindo”, comenta Júlia, que já tem disputa próxima em vista: o Campeonato Brasileiro Sub-20 que acontece em Três Rios, no Rio de Janeiro, no próximo dia 16 de outubro.

E entre um campeonato e outro, a estudante da UCP se dedica em aprimorar a sua formação para unir as duas paixões: a Educação Física e o LPO.

“Desde que fui ginasta, sempre tive o sonho de me formar nessa área. O esporte transformou minha vida, então escolhi o curso como forma de unir paixão e profissão. Estar na Educação Física me ajuda muito como atleta, porque consigo entender melhor os processos do treinamento, do corpo e da recuperação. O conhecimento que ganho na faculdade eu aplico diretamente na minha vida esportiva. Ao mesmo tempo, ser atleta me torna uma estudante e futura profissional mais completa, porque trago para a sala de aula a vivência prática de alto rendimento. É uma troca constante: o curso agrega ao meu esporte, e o esporte agrega à minha formação acadêmica”, afirma.

Estudante de Educação Física da UCP é campeã sul-americana de LPO