29 de agosto de 2025
Com uma trajetória de inspirar, que inclui 12 romances, um livro de contos, um para crianças, um de crônicas, além de perfis, memórias e projetos especiais, o premiado autor Antônio Torres retornou à UCP, nesta quarta-feira (27.08), para abrilhantar, mais uma vez, o tradicional Expoentes da Literatura. O encontro, que reuniu estudantes dos cursos de Letras, Pedagogia e Comunicação Social, teve um objetivo ainda maior, já que o autor será tema de documentário produzidos pelos alunos de Comunicação. A palestra aconteceu no Auditório do Campus Dom Veloso.
Perto de completar 85 anos, Antônio Torres reúne várias edições no Brasil e traduções em muitos países, sendo um dos nomes mais importantes da sua geração. Membro imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), desde 2013, o consagrado autor baiano brindou o público com sua vida e obra em uma conversa leve e descontraída, que teve como ponto central o livro Carta ao Bispo.
“Vir à UCP, para mim, é como estar no altar de Deus. É a terceira vez que estou aqui e sempre fui muito bem recebido. Sempre foram palestras muito animadas, produtivas e, sempre, fui muito bem lido aqui. Nós vamos falar aqui de um livro que me toca muito, que tenha sido o escolhido para falar na UCP, que é Carta ao Bispo. É um livro meu que, à época, foi muito bem recebido pela crítica, de cara assim, vendeu muito bem, duas edições, com uma boa tiragem. Mas que hoje foi atropelado pelos outros lançamentos. Então, é como se a UCP tivesse tirando o Carta ao Bispo do limbo, do armário. Agora ele vem à luz, ele estava na sombra”, celebrou o autor.
O encontro desta quarta foi o pontapé do projeto extensionista desenvolvido entre turmas de Letras e Comunicação Social, que resultará em um documentário sobre o renomado Antônio Torres produzido pelos estudantes, sob a coordenação das professoras Flaviane Zanelatto Silva, de Comunicação, e Nina Barbieri, de Letras.