Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Graduação em Relações Internacionais da UCP fala sobre políticas da ONU e do Brasil de combate ao racismo institucional

22 de novembro de 2023

Nesta terça-feira (21.11), o curso de Relações Internacionais da UCP recebeu o Doutor em Sociologia, Humberto Machado Lima Junior para falar sobre políticas da ONU e do Brasil de combate ao racismo institucional. Aberto ao público, o evento buscou informar sobre as diretrizes da ONU e do estado brasileiro para o combate ao racismo institucional, importantes tanto para o âmbito doméstico quanto internacional. A palestra aconteceu no Auditório do Campus Dom Veloso.  

“Existe uma orientação dos atores de governança global da ONU em combater o racismo sistêmico e racismo institucional. Só que esses programas de combate ao racismo, eles esbarram no racismo que está entranhado nas burocracias. É um desafio muito grande você regular as burocracias para que elas sejam capazes de implementar políticas, seja de ação afirmativa, seja de combate ao racismo institucional”, explica o palestrante resumindo sobre o o mote da palestra.

DSC_0444

“Esse tema que a gente vai tratar é um tema de governança global e é uma literatura, tanto na parte de Relações Internacionais quanto Ciência Política, muito contemporânea, muito atual. Como regular as burocracias, como fazer que as burocracias implementem as políticas públicas para as quais elas foram criadas, já que as burocracias são compostas por indivíduos que tem preconceitos, que tem valores e esses valores, esses preconceitos podem interferir nas políticas públicas para as quais elas foram criadas”, observa ao frisar o foco do tema debatido.

“Vamos tratar disso nessa palestra. Como as burocracias se subvertem às políticas públicas. É uma desconstrução da ideia weberiana de burocracia racional-legal. A gente vai falar da burocracia como um espaço de luta de classes, de internacionalismo simbólico. Um espaço de poder onde o burocrata tem uma margem de manobra para subverter a política pública a partir da sua orientação política, ideológica, cultural”, completa.

Confira a galeria:

Graduação em Relações Internacionais da UCP fala sobre políticas da ONU e do Brasil de combate ao racismo institucional