Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Mestrado em Psicologia da UCP fala sobre a relevância das habilidades sociais laborais em profissionais da saúde

18 de março de 2024

Mais do que a teoria aliada à prática, um bom profissional da área de saúde precisa ter como diferencial habilidades sociais que farão toda diferença do atendimento ao seu paciente. O tema norteou a aula magna do mestrado em Psicologia da UCP na noite da última sexta-feira (15.03), no Campus Dom Cintra. O evento com a doutora em Psicologia, Patrícia Pacheco abordou “a relevância das habilidades sociais laborais em profissionais da saúde”.

A atividade discutiu as principiais habilidades sociais que devem ser desenvolvidas por profissionais de saúde a fim de apresentar ferramentas para uma comunicação eficaz com pacientes, colegas e equipes multidisciplinares; promover a empatia e a compreensão das necessidades individuais dos pacientes; aprimorar a capacidade de lidar com situações de conflito de forma construtiva e colaborativa; e cultivar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

DSC_0003

A palestra, que reuniu alunos do mestrado e da graduação em Psicologia e dos outros cursos de graduação do CCS, também destacou a importância do trabalho em equipe, da capacidade de liderança e da habilidade de gerenciar o estresse e a pressão do ambiente de saúde, visando assim melhorar a qualidade do atendimento e a satisfação tanto dos profissionais quanto dos pacientes.

“É extremamente relevante abordarmos o tema das soft skills, falando de outra forma, porque na atualidade tem feito muito diferença na empregabilidade de todas das áreas, mas em especial na área da saúde, que envolve um contato muito próximo com o ser humano. Então é importante pensar sim na formação técnica, mas não podemos perder de vista a formação humana; o desenvolvimento de um bom repertório de habilidades sociais para que tenhamos um profissional completo de boa qualidade”, frisa Patrícia Pacheco, especialista na temática.

Confira a galeria:

Mestrado em Psicologia da UCP fala sobre a relevância das habilidades sociais laborais em profissionais da saúde