Universidade Católica de Petrópolis

Centro de Ciências Jurídicas

Minuto do Direito

Sobre o projeto

Um projeto de extensão do curso de Direito

Esse projeto é desenvolvido pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UCP) sob coordenação geral do Prof. Dr. Maurício Pires Guedes, envolvendo professores e alunos. Tem por objetivo veicular na programação da Rádio UCP (106,3 FM) informações de conteúdo jurídico destinadas a esclarecer a população sobre os seus direitos. As informações são disponibilizadas na forma de spots distribuídos na programação da Rádio, com cerca de um minuto de duração cada, em linguagem simples e tratando de diversificados temas tais como: direito ambiental, liberdades individuais, direitos sociais e direitos das pessoas com deficiências, dentre outros.

Por ocasião da tragédia que se abateu sobre a cidade de Petrópolis no início do ano de 2022 a equipe se concentrou em organizar e difundir, em tempo oportuno, informações úteis para as famílias e cidadãos afetados, incluindo aquelas necessárias para acessar direitos como o aluguel social e os auxílios emergenciais, por exemplo.

Uma característica fundamental desse projeto é que professores do CCJ e os alunos da Graduação e do Mestrado em Direito (PPGD/UCP) estão envolvidos em todas as etapas de planejamento e execução, desde a escolha dos temas a serem trabalhados, passando pela pesquisa, discussão dirigida e redação dos textos (spots) que, depois de revisados pelos professores, são gravados na Rádio UCP, tendo esses mesmos alunos como locutores. 

É nesse momento da gravação e inserção dos spots na programação que entra em cena a equipe da Rádio UCP, sob coordenação do Maestro Marcelo Vizani, Vice-Reitor da Universidade. A parceria com a Rádio foi um importante diferencial, pois permitiu que o Centro de Ciências Jurídicas desse prosseguimento às atividades de extensão mesmo em tempos de pandemia, prestando um serviço à comunidade sem expor a equipe a riscos de contaminação.

A experiência foi tão bem sucedida que o Minuto do Direito se tornou um projeto permanente no cardápio das atividades de extensão do CCJ.

Para o Mestrado em Direito, a inspiração para o desenvolvimento desse projeto foram as diretrizes da CAPES para programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados). Essa entidade considera que existe, na população em geral, um déficit de informações sobre direitos e sobre o funcionamento das instituições. Assim, ao se aproximar das escolas e da comunidade por meio de projetos como o Minuto do Direito, o curso está disseminando informações acessíveis e provocando discussões, o que pode conduzir os cidadãos a um exercício mais consciente da cidadania.

Minuto do Direito

Acompanhe o episódios também nas principais plataformas de podcast.

Destaques

1. Prêmio Innovare:

No dia 22 de junho de 2022 a UCP recebeu uma visita de uma representante do Datafolha para realizar uma vistoria do projeto a pedido do Instituto Innovare.

O Prêmio Innovare, em sua 19ª edição, destacará as iniciativas que estimulam a educação e a cultura no Brasil. O projeto de extensão “Minuto do Direito” está concorrendo ao Prêmio Innovare 2022 na categoria “Justiça e Cidadania”.

2. Publicação na Revista Científica "Expressa Extensão"

Este trabalho é um relatório dos impactos do projeto de extensão universitária Minuto do Direito, desenvolvido por professores e alunos da graduação e do mestrado em Direito da Universidade Católica de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro. A abordagem metodológica utilizada foi a descritiva-qualitativa com enfoque no trabalho multidisciplinar, formação acadêmica e interação academia-comunidade. A extensão foi compreendida como estratégia para promover a formação acadêmica dos alunos em conjunto com o serviço de oferecer informações jurídicas relevantes aos ouvintes da Rádio UCP/FM.

Minuto do Direito nas redes

De acordo com o levantamento feito em agosto de 2024, a página do projeto no site da UCP registra uma média mensal de mais de 476 acessos. O post feito no instagram da Universidade registrou mais de 3140 visualizações, 104 curtidas e 14 comentários. Já no Facebook registrou-se mais 420 visualizações, 21 curtidas e 10 compartilhamentos. Confira:

Minuto do Direito