25 de fevereiro de 2025
Nesta terça-feira (25.02), foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro o Monsenhor José Maria, que é presidente da Associação Faculdades Católicas Petropolitanas (AFCP), mantenedora da UCP, e diretor do Colégio de Aplicação da UCP. Atualmente, ele atuava como Vigário Geral da Diocese de Petrópolis e pároco de São José do Itamarati. A notícia da sua nomeação foi recebida com muita alegria pela Reitoria da UCP.
“Hoje, a Igreja se enriquece com sua nomeação para o episcopado e meu coração se alegra imensamente. Ao longo de sua caminhada sacerdotal, sempre testemunhei seu amor incondicional e sua dedicação incansável às vocações sacerdotais. Sou um dos muitos agraciados pelo seu zelo, e sua nomeação é para mim um sinal luminoso do reconhecimento da Igreja ao dom que Deus lhe concedeu. Que seu ministério episcopal seja fecundo e cheio das bênçãos divinas! Saiba que pode contar sempre com minhas orações e meu apoio fraterno”, celebrou o reitor da UCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa.
Monsenhor José Maria tem formação em Filosofia (Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Amor Divino); Teologia (Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil); é formado em Pedagogia com licenciatura plena pela UCP e mestre em Direito Canônico (Instituto Superior de Direito Canônico).
Sua vida sacerdotal iniciou-se em 7 de dezembro de 1986, quando foi ordenado pelo então bispo diocesano, Dom José Fernandes Veloso. Desde então, se dedicou ao Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis, onde foi reitor; vice-reitor; diretor espiritual; professor e seu diretor geral e do educandário diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, cargos que ocupa até o momento.
Em 2008, recebeu do Papa Bento XVI o título de “monsenhor”, incluindo-o entre seus capelães. Desde 2011 é presidente da ACFP, mantenedora da UCP, onde assumiu a Reitoria, 2004 a 2007; e lecionou Teologia, de 1998 a 2010, e Direito Canônico, de 2001 a 2010. No Colégio de Aplicação da UCP (CAUCP) foi diretor geral de março de 2012 a dezembro de 2015; diretor substituto de janeiro de 2016 até junho de 2017; e retornou à direção geral do colégio em julho de 2017, função que exerce até hoje.