25 de outubro de 2024
Ministro Aloysio da Veiga e formandos de 1974 comemoraram os 50 anos de formados nesta sexta-feira (26.10) com missa e solenidade no Campus Dom Veloso
Em uma noite nostálgica e de celebração, a turma de 1974 do curso de Direito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) comemorou nesta sexta-feira (26.10) o seu Jubileu de Ouro com missa e solenidade no Campus Dom Veloso. Composta por importantes nomes da cena jurídica atual, a turma tem como principal representante o recém empossado presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, presente no evento.
A solenidade contou com a presença do vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani; do diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UCP, Prof. Mauricio Pires Guedes; da vice-diretora do CCJ, Adriana Scheremetieff; do Capelão da Universidade, Pe. Carlos de Oliveira; dos professores da turma Francisco Rholing; o Desembargador Miguel Pachá; e o Desembargador Winston Churchil de Almeida; da Desembargadora e Secretária Geral da presidência do TSE, Andréa Maciel Pachá; do Dr. Aloysio Maria Teixeira Filho, cujo pai foi Patrono da turma, o Desembargador Aloysio Maria Teixeira; e o presidente da OAB-RJ,Terceira Subseção de Petrópolis, Dr. Marcelo Schaefer – que celebrou junto com a mãe e formanda desta turma, Júia Gouvêa Schaefer.
Durante a sessão, os advogados da turma de 1974 formados pela UCP receberam a comenda Desembargador Aloysio Maria Teixeira em comemoração ao Jubileu e também agraciaram as personalidades que compuseram a mesa da noite.
Entre os homenageados, o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani destacou em seu discurso como a UCP transcende o papel de apenas formar profissionais.
“Ao destacarmos o impacto do curso de Direito da UCP, recordamos que ele vai além da formação técnica. Este curso ajudou a escrever histórias de vida, como a de nosso querido Ministro Aloysio Corrêa da Veiga e sua esposa, Dra. Maria Helena, que aqui se conheceram e, desde então, têm caminhado lado a lado, construindo uma linda família e carreiras de grande relevância para o nosso país”, disse.
Neste momento de tantas recordações, o presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, relembrou algumas de suas memórias com a UCP, algo que sempre faz questão de destacar ao longo de toda sua trajetória profissional e pessoal.
“Minha história com a UCP e a faculdade de Direito remonta mais de 50 anos. Quando chegamos aqui era a alegria de iniciar a perspectiva de ingressar numa carreira para a qual nos tínhamos uma inclinação. E a vocação quem desenvolveu foram os nossos professores que até hoje fazem parte da nossa história e da nossa vida. Aqui conheci minha mulher, Maria Helena, colegas de turma. Estudamos juntos até a formatura, nos casamos nessa igreja. Passei a ser professor da UCP e aqui dei aula por 30 anos. Depois a vida me levou para outras paragens e eu tive que me ausentar, embora com o coração aqui. E hoje, cada vez mais a nossa gratidão à Instituição e todos que nela continuem nessa atividade tão fundamental à vida”, destacou o ministro.