16 de setembro de 2025
Realizado nos dias 10 a 12 de setembro, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional Mulheres, Justiça e Direitos Humanos, contou com a participação da UCP. A professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), Deise Ferreira Viana de Castro, apresentou no evento, organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o trabalho intitulado Avaliações sobre gênero e maternidade nas decisões judiciais sobre prisão domiciliar no estado do Rio de Janeiro.
A pesquisa da docente da UCP se debruça sobre questões femininas de maternidade e maternagem quando tratadas em decisões judiciais que envolvem a concessão de prisão domiciliar a mulheres-mães grávidas ou com filhos menores de 12 anos. Os objetivos são identificar e analisar os discursos construídos nas decisões sob a ótica da avaliação e dos julgamentos que carregam em si aspectos morais sobre as mulheres-mães, refletindo sobre os discursos hegemônicos a respeito de maternidade, maternagem e outros aspectos abordados nas leis e normas envolvidas na (não) concessão de prisão domiciliar e como são referenciadas pelos julgadores.
“Como docente da UCP, acredito na relevância da participação em congressos e eventos que divulguem as pesquisas realizadas pelos professores, a fim de mostrar o trabalho sério e competente que procuramos realizar na universidade. As atividades de pesquisa fazem parte do cotidiano universitário e nós, professores, estamos sempre aprendendo e buscando conhecimentos em prol de nossos alunos”, pondera Deise, que também é professora na licenciatura em Letras da UCP.