Universidade Católica de Petrópolis

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação Social:
Publicidade e Propaganda

Habilitação

Bacharelado

Modalidade

Presencial ou EAD

Turno

Noite

Duração

4 anos

Local

Petrópolis, Teresópolis, Magé ou Nova Friburgo

Reconhecimento

Presencial: MEC nº 11 (13/03/23)
EAD: CONSUN nº32 (22/11/23)

O diferencial do curso é a integração das áreas de marketing e publicidade e propaganda, desenvolvendo uma habilitação que contempla conteúdos comuns e afins, embora registre-se que são profissões distintas. Isso se dá pela necessidade de ambos profissionais atuarem juntos, integrados e nada melhor do que dominarem a mesma linguagem, recursos, ferramentas, para que possam trabalhar com mais efetividade. 

O profissional de marketing trabalha no planejamento e estratégia, fazendo mediação entre o criativo (publicitários) e o cliente. A agência, por sua vez, abraça os criativos, redator publicitário, o diretor de arte, o mídia da agência, os produtores das peças publicitárias. 

O curso se propõe oferecer essa formação completa do profissional de publicidade e propaganda, mas contemplando o início do processo no cliente, que se inicia no planejamento estratégico, no posicionamento da marca. 

O curso contempla muitas oportunidades para que haja atividades práticas, garantindo a aprendizagem pela ação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e às situações encontradas na vida profissional.

Coordenação

Katia Christian Zanatta Manangão

Professora doutora

Mercado

de Trabalho

Como o nome da profissão sugere, um profissional formado em Comunicação Social deve ter excelente capacidade de se comunicar.

O profissional desta área estuda os processos de comunicação, com direcionamento para a área da propaganda e publicidade. É responsável pelo desenvolvimento de campanhas publicitárias para os mais diversos veículos de comunicação, seja por meio das mídias tradicionais abertas (tv, rádio, jornal), segmentadas (revista, redes sociais) ou personalizadas (marketing direto). Também planeja a melhor forma de apresentar um determinado produto, desenvolvendo embalagens de produtos e logos para marcas. Precisa estar atento aos movimentos das gerações, hábitos de consumo, dominando o público-alvo com o qual vai trabalhar; escolhe a abordagem necessária e os meios de comunicação mais adequados para veicular suas peças publicitárias. Cria textos e imagens para anúncios, banners para a internet, roteiros para comerciais e filmes. Como principal competência delineia-se a criatividade, que o capacita a desenvolver, com habilidade, projetos pertinentes a diversas atividades de publicidade e propaganda. 

O profissional de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pode atuar nos setores públicos e privados, em agências de publicidade, institutos de pesquisa, agências de marketing digital, gráficas, departamentos de comunicação e marketing de empresas, em veículos de comunicação, em produtoras de filmes e comerciais.

Principais atividades:

  • Atua em uma agência de comunicação ou em setor próprio, no cliente, acompanhando as diversas fases de produção e veiculação de uma campanha, executando atividades como atendimento, planejamento, criação, pesquisa, mídia, produção e aferição de anúncios veiculados;
  • Acompanha pesquisas qualitativas realizadas pelo cliente, para desenvolver sensibilidade no desenvolvimento de campanhas publicitárias;
  • Cria e supervisiona campanhas publicitárias, avaliando seus resultados, sua eficácia e seu desempenho;
  • Realiza o acompanhamento publicitário dos planos de comunicação integrada desenvolvidos pela área de marketing das organizações;
  • Planeja, organiza e controla a divulgação de peças publicitárias, determinando os meios e veículos de comunicação a serem utilizados e a melhor forma de atingir o público-alvo;
  • Atua também como consultor e/ou assessor em trabalhos de comunicação para área de promoções, de eventos, assessoria de imprensa ou de relações públicas;
  • Atua em empresas de produção e computação gráfica, produzindo anúncios, material promocional, brindes e outras peças publicitárias;
  • Atua em empresas de produção audiovisuais, na produção e direção de fotos, peças para rádio, para TV e cinema;
  • Exerce a atividade profissional na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.

Investimento

PRESENCIAL

R$ 1.280,00

Mensal

EAD

R$ 323,00

Mensal

*Valor referente a mensalidade para o ano de 2024 com desconto para pagamentos efetuados até o último dia útil do mês anterior ao vencimento, de acordo com a Política de Incentivos.

Para a modalidade presencial, consulte a tabela de mensalidade para mais descontos.

Grade
Curricular

Ao lado você confere as disciplinas oferecidas ao longo da graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.

DisciplinaCarga Horária
Linguagem e Redação I 72h
Comunicação em Marketing72h
Teoria da Comunicação I72h
Humanismo Cristão e Fenômeno Religioso 72h
Gestão de Marketing 54h
Fotografia e Imagem 36h
Publicidade e Propaganda I 36h
Projetos e Atividades de Extensão I 36h
DisciplinaCarga Horária
Ética 36h
Estética e Cultura de Massa 72h
Texto Publicitário 36h
Design e Produção Gráfica 72h
Introdução a Sociologia 36h
História da Arte 36h
Publicidade e Propaganda II 36h
Planejamento de Comunicação: Campanha de Propaganda 36h
Projetos e Atividades de Extensão II54h
DisciplinaCarga Horária
Metodologia do Estudo e da Pesquisa36h
Teoria da Comunicação II72h
Opinião Pública e Propaganda36h
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica36h
Estatística Aplicada para Pesquisas em Marketing e Comunicação72h
Introdução à Filosofia36h
Fotografia Publicitária36h
Psicologia do Consumidor36h
Planejamento de Comunicação: CIM36h
Projetos e Atividades de Extensão III36h
DisciplinaCarga Horária
Cultura, Memória e Sociedade 36h
Atendimento Publicitário72h
Cibercultura 36h
Tópicos de Teologia 72h
Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios36h
Direção de Arte em Publicidade e Propaganda 72h
Projetos e Atividades de Extensão IV 54h
DisciplinaCarga Horária
Técnicas de Pesquisa de Mercado36h
Antropologia Cultural36h
Antropologia de Consumo36h
Marketing Digital36h
Gestão da Inovação36h
Criação e Produção em Mídia Digital72h
Branding e Design de Marcas72h
Estudos em Publicidade e Propaganda36h
Projetos e Atividades de Extensão V36h
DisciplinaCarga Horária
Planejamento de Mídia72h
Comunicação Estratégica Digital36h
Interculturalidade72h
Criação e Produção em Mídia Impressa72h
Marketing Social e Economia Criativa54h
Monografia I18h
Projetos e Atividades de Extensão VI36h
DisciplinaCarga Horária
Criação e Produção em Mídia Audiovisual72h
Projeto Agência I72h
Legislação Publicitária e Ética Profissional 36h
Branded Content 36h
Data Science 36h
Projetos em Negócios Digitais 36h
Monografia II 18h
Projetos e Atividades de Extensão VII 36h
Disciplina Carga Horária
Comunicação Organizacional 36h
Projeto Agência II 72h
TCC Prático 72h
Prática de Gestão de Negócios 72h
Design de Interfaces 36h
Projetos e Atividades de Extensão VIII 36h

Projetos
de Extensão

As atividades de extensão atendem ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a formação humanística e integral da pessoa humana, tendo em vista o bem comum da sociedade, conforme previsto na visão e na missão da Universidade Católica de Petrópolis.

Dúvidas?
Entre em contato

Telefone
Tel.: 24 2244-4044

Whatsapp
Tel.: 24 2244-4017

E-mail
faleconosco@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 08h às 18h