Dúvidas? Entre em contato
Telefone e whatsapp
Tel.: 24 2244-4044
E-mail
faleconosco@ucp.br
Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h
Bacharelado
Presencial
Resolução CONSUN nº 4
09 de setembro de 2015
Noite
4 anos
Petrópolis
Bacharelado
Presencial
Noite
4 anos
Petrópolis
Resolução CONSUN nº 4
09 de setembro de 2015
O diferencial do curso é a integração das áreas de marketing e publicidade e propaganda, desenvolvendo uma habilitação que contempla conteúdos comuns e afins, embora registre-se que são profissões distintas. Isso se dá pela necessidade de ambos profissionais atuarem juntos, integrados e nada melhor do que dominarem a mesma linguagem, recursos, ferramentas, para que possam trabalhar com mais efetividade.
O profissional de marketing trabalha no planejamento e estratégia, fazendo mediação entre o criativo (publicitários) e o cliente. A agência, por sua vez, abraça os criativos, redator publicitário, o diretor de arte, o mídia da agência, os produtores das peças publicitárias.
O curso se propõe oferecer essa formação completa do profissional de publicidade e propaganda, mas contemplando o início do processo no cliente, que se inicia no planejamento estratégico, no posicionamento da marca.
O curso contempla muitas oportunidades para que haja atividades práticas, garantindo a aprendizagem pela ação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e às situações encontradas na vida profissional.
Coordenação do curso
Coordenação do curso
Quer conhecer um pouco mais sobre o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UCP?
Assista ao vídeo e confira o que nossos alunos e professores têm a dizer
O profissional desta área estuda os processos de comunicação, com direcionamento para a área da propaganda e publicidade. É responsável pelo desenvolvimento de campanhas publicitárias para os mais diversos veículos de comunicação, seja por meio das mídias tradicionais abertas (tv, rádio, jornal), segmentadas (revista, redes sociais) ou personalizadas (marketing direto). Também planeja a melhor forma de apresentar um determinado produto, desenvolvendo embalagens de produtos e logos para marcas. Precisa estar atento aos movimentos das gerações, hábitos de consumo, dominando o público-alvo com o qual vai trabalhar; escolhe a abordagem necessária e os meios de comunicação mais adequados para veicular suas peças publicitárias. Cria textos e imagens para anúncios, banners para a internet, roteiros para comerciais e filmes. Como principal competência delineia-se a criatividade, que o capacita a desenvolver, com habilidade, projetos pertinentes a diversas atividades de publicidade e propaganda.
O profissional de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pode atuar nos setores públicos e privados, em agências de publicidade, institutos de pesquisa, agências de marketing digital, gráficas, departamentos de comunicação e marketing de empresas, em veículos de comunicação, em produtoras de filmes e comerciais.
Principais atividades:
*Valor referente a mensalidade para o ano de 2022 com desconto para pagamentos efetuados até o último dia útil do mês anterior ao vencimento, de acordo com a Política de Incentivos. Consulte a tabela de mensalidade para mais descontos.
Disciplina | Carga Horária |
Linguagem e Redação I | 72h |
Comunicação em Marketing | 72h |
Teoria da Comunicação I | 72h |
Humanismo Cristão e Fenômeno Religioso | 72h |
Gestão de Marketing | 54h |
Fotografia e Imagem | 36h |
Publicidade e Propaganda I | 36h |
Projetos e Atividades de Extensão I | 36h |
Disciplina | Carga Horária |
Ética | 36h |
Estética e Cultura de Massa | 72h |
Texto Publicitário | 36h |
Design e Produção Gráfica | 72h |
Introdução a Sociologia | 36h |
História da Arte | 36h |
Publicidade e Propaganda II | 36h |
Planejamento de Comunicação: Campanha de Propaganda | 36h |
Projetos e Atividades de Extensão II | 54h |
Disciplina | Carga Horária |
Teoria da Comunicação II | 72h |
Opinião Pública e Propaganda | 36h |
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica | 36h |
Estatística Aplicada para Pesquisas em Marketing e Comunicação | 72h |
Introdução à Filosofia | 36h |
Fotografia Publicitária | 36h |
Psicologia do Consumidor | 36h |
Planejamento de Comunicação: CIM | 36h |
Projetos e Atividades de Extensão III | 36h |
Disciplina | Carga Horária |
Cultura, Memória e Sociedade | 36h |
Atendimento Publicitário | 72h |
Cibercultura | 36h |
Tópicos de Teologia | 72h |
Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios | 36h |
Direção de Arte em Publicidade e Propaganda | 72h |
Projetos e Atividades de Extensão IV | 54h |
Disciplina | Carga Horária |
Metodologia do Estudo e da Pesquisa | 36h |
Técnicas de Pesquisa de Mercado | 36h |
Antropologia Cultural | 36h |
Antropologia de Consumo | 36h |
Marketing Digital | 36h |
Gestão da Inovação | 36h |
Criação e Produção em Mídia Digital | 72h |
Branding e Design de Marcas | 72h |
Projetos e Atividades de Extensão V | 36h |
Disciplina | Carga Horária |
Planejamento de Mídia | 72h |
Comunicação Estratégica Digital | 36h |
Interculturalidade | 72h |
Estudos em Publicidade e Propaganda | 36h |
Criação e Produção em Mídia Impressa | 72h |
Marketing Social e Economia Criativa | 54h |
Projetos e Atividades de Extensão VI | 36h |
Disciplina | Carga Horária |
Criação e Produção em Mídia Audiovisual | 72h |
Projeto Agência I | 72h |
Legislação Publicitária e Ética Profissional | 36h |
Branded Content | 36h |
Data Science | 36h |
Projetos em Negócios Digitais | 36h |
Monografia I | 18h |
Projetos e Atividades de Extensão VII | 36h |
Disciplina | Carga Horária |
Comunicação Organizacional | 36h |
Projeto Agência II | 72h |
TCC Prático | 72h |
Monografia II | 18h |
Prática de Gestão de Negócios | 72h |
Design de Interfaces | 36h |
Projetos e Atividades de Extensão VIII | 36h |
Telefone e whatsapp
Tel.: 24 2244-4044
E-mail
faleconosco@ucp.br
Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h