28 de outubro de 2024
Terminou na última sexta-feira (25.10) a Semana Acadêmica do Centro de Engenharia e Computação (CEC) da UCP que explorou, por meio de palestras, minicursos, exposições e outros eventos, as mais recentes inovações e discussões sobre tecnologias sustentáveis. A programação com cerca de 30 atividades, realizada no Campus Dom Cintra, foi voltada aos estudantes, profissionais e interessados nas áreas das Engenharias Civil, da Computação, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, de Produção e Arquitetura e Urbanismo. Durante a Semana também foi realizada a Jornada de Iniciação Científica e o tradicional Concurso de Pontes de Palito.
“Normalmente buscamos acompanhar o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que nesse ano foi Biomas do Brasil, Diversidade, Saberes e Tecnologia Sociais. Então, dentro desse tema a gente criou o tema da nossa Semana Acadêmica, que foi Tecnologia para Sustentabilidade. Os vários eventos da Semana foi buscando um contato, uma relação com essa questão das tecnologias com a sustentabilidade. Esse foi o mote da nossa Semana Acadêmica”, conta o diretor do CEC e coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Prof. Dr. Giovane Quadrelli ao destacar a relevância do evento na formação dos estudantes.
“Com certeza foi muito interessante, muito bom para os alunos, porque vieram pessoas de várias formações dar palestras para a gente. Pessoas importantes, como a diretora geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, entre outras com grande experiência profissional e muito bem colocadas em grandes empresas. Com certeza isso contribui muito para a formação dos nossos alunos, tanto acadêmica quanto profissional e como experiência de vida”, disse Quadrelli ao apontar, ainda, a grande adesão dos alunos nas atividades, incluindo como palestrantes.
“Em linhas gerais, eu poderia dizer que foi bem positiva a nossa semana, a gente sempre pode aprimorar e a gente vai buscar sempre esse, aprimoramento. Mas foi bom, eu acho que foi bom. Outra questão interessante foi que vários dos nossos alunos apresentaram minicursos nos laboratórios. Então os próprios alunos nossos também foram professores, foram palestrantes dentro da Semana”, pontou.
A cada ano instigando ainda mais a criatividade e, principalmente, o conhecimento técnico dos estudantes, o Concurso de Pontes de Palito reuniu 74 alunos distribuídos em 15 grupos que arrasaram nas suas criações. Mas apenas três sobem no pódio e o grande vencedor foi a Ponte ABBA que suportou 115 kg e ficou em 3º lugar na popularidade. O 2º lugar ficou com a Ponte Picolé de Limão suportando 135 kg e sendo considerada o melhor projeto. Em 3º lugar ficou a Ponte Haubrizzi com 72,5 kg e a mais popular.