Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Semana Acadêmica do CTH discute sobre educação e a relação entre tecnologia e sabedoria

23 de maio de 2022

Durante cinco dias, o Centro de Teologia e Humanidades (CTH) da UCP debateu, por meio de uma série de palestras, a educação e sua relação com a tecnologia. Foi a décima quinta edição da Semana Acadêmica, que aconteceu de 16 a 20 de maio no Campus Dom Veloso. O evento aconteceu presencialmente, com transmissão ao vivo para os alunos dos cursos em EAD. A programação está disponível na TV UCP, no Youtube.

O evento contou, na programação, com mais uma Jornada de Iniciação Científica, com apresentação de diversos projetos de pesquisa, e, ainda, antes de todas as palestras, um Momento Musical, realizado por estudantes e egressos da licenciatura em Música.

Em um balanço sobre a Semana do CTH, o diretor do CTH e coordenador do curso de Letras da UCP, Prof. Leandro Rodrigues, destaca sobre a reflexão a respeito da tecnologia como aliada e uma ferramenta complementar ao educador.

“Acho que conseguimos levantar temas pertinente e, principalmente, depois desse período que ficamos de forma remota, é necessária uma revisão por parte de nós, educadores, quanto aos usos tecnológicos. Chegamos à conclusão que eles têm que ser uma ferramenta, mas não é a solução. Eu até disse em uma palestra sobre isso, que precisamos parar de encontrar desculpas para nossos próprios fracassos. Eternamente nós achamos que o erro, o problema que acontece é sempre uma desculpa. E não é uma desculpa. Na verdade, nós que precisamos saber que a tecnologia está aí para nos auxiliar e não nos substituir. A tecnologia está aí para ser uma ferramenta e nunca um fim. Acredito que conseguimos uma boa reflexão sobre isso na Semana do CTH”, disse.

Confira a galeria:

Semana Acadêmica do CTH discute sobre educação e a relação entre tecnologia e sabedoria