Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Semana Acadêmica do CTH propõe reflexão sobre a importância da educação, da esperança e do meio ambiente

02 de junho de 2025

De 26 a 30 de maio, o Centro de Teologia e Humanidades (CTH) da UCP promoveu a sua Semana Acadêmica 2025, que aconteceu no Salão Nobre do Campus Dom Veloso. As manhãs foram dedicadas à temas voltados à Filosofia e Teologia e, os eventos da noite foram direcionados, a cada dia, a um curso do CTH, além de Filosofia e Teologia, as licenciaturas em Letras, Pedagogia, História e Música. Foram palestras, mesas-redondas e rodas de conversa em uma programação gratuita e aberta ao público.

A Semana do CTH conduziu o público, tanto alunos como professores, à reflexão e ao desenvolvimento do debate sobre a importância da educação, da esperança e do meio ambiente no contexto atual de nossa sociedade.

“Nós conseguimos fazer algo que trabalhasse ao mesmo tempo a Campanha da Fraternidade, que é a questão da Ecologia Integral. E o Ano do Jubileu, que fala do “Peregrinos de Esperança”. Então, cada dia nós fizemos uma reflexão associando o Meio Ambiente, a educação ambiental, que é algo tão importante hoje para nós, que trabalhamos com as licenciaturas. Mas não deixando as raízes da questão teológica, uma vez que o nosso centro é um centro de Teologia e Humanidade”, explicou o diretor do CTH e coordenador do curso de Letras da UCP, Prof. Me. Leandro Rodrigues.

Ele também fez um balanço das discussões propostas durante e Semana do CTH.

“Na segunda-feira, nós tivemos uma abertura falando sobre uma reflexão acerca do versículo bíblico que fala da criação. E, por intermédio deste versículo, houve um debate que trabalhou uma questão teológico-filosófica. No segundo dia, trabalhamos uma questão da ecologia auditiva, que seria como que a gente trabalha o ambiente, os sons do ambiente, como que esses sons são modificados com a mudança da natureza e com a mudança natural do homem. Por exemplo, antes tínhamos a máquina de escrever e hoje não ouvimos mais esses barulhos. Sempre da perspectiva da Música”, explicou, pontuando os outros debates.

“Na quarta-feira, sobre a perspectiva do Carlos Drummond de Andrade, nós trabalhamos uma reflexão que ele faz sobre a sua cidade, que é Itabira, que perde algumas partes, deixam de existir algumas partes em virtude da exploração do minério. Na quinta-feira, houve, pela parte de História, uma reflexão acerca das indústrias de Petrópolis e como isso atingiu o nosso meio ambiente. A não mais existência dessas indústrias e quando elas existiam o que isso acontecia”, contou finalizando a semana.

“E na sexta-feira houve uma reflexão sobre a origem também, que é a origem do termo bíblico, mas a questão da educação presente desde a sua origem até a continuidade da criação. E pela manhã houve sempre a intercalação, um dia a teologia e outro dia a filosofia. Então acho que os nossos alunos conseguiram trabalhar de forma interdisciplinar essa questão da ecologia, do meio ambiente, da educação ambiental e da formação humana. Tivemos ainda parte da pesquisa, na quinta-feira, em que houve uma reflexão sobre os projetos de pesquisa e a apresentação dos mesmos”, concluiu o diretor do CTH sobre o êxito do evento.

Confira a galeria:

Semana Acadêmica do CTH propõe reflexão sobre a importância da educação, esperança e meio ambiente