25 de agosto de 2025
De 18 a 22 de agosto, aconteceu a tradicional Semana Jurídica da UCP, com uma série atividades que abordaram temas atuais e relevantes para a prática e reflexão jurídica. O evento recebeu profissionais renomados da área, que compartilharam suas experiências e trajetórias com o público no Salão Nobre do Campus Dom Veloso. A programação contou com oficina, palestras, Jornada de Iniciação Científica e a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD-UCP).
“A nossa Semana Jurídica de 2025, que é a 29ª Semana Jurídica, teve como propósito central promover a integração dos nossos alunos e proporcionar debates sobre temas contemporâneos que atravessam diferentes áreas do Direito. Esse espaço foi pensado para estimular o espírito crítico e aproximar os estudantes das discussões que estão na ordem do dia do nosso país”, pontua o diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UCP (CCJ) e coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Maurício Pires Guedes.
A programação, que incluiu a Jornada de Iniciação Científica, contou com atividades na parte da manhã e de noite, abordando temas como: Acesso à Justiça e Litigância Abusiva; A política de atendimento da criança e do adolescente vítima; Laboratório Jurídico de IA: Como Usar Ferramentas Generativas, entre outros assuntos relevantes em pauta que atraíram a atenção dos estudantes.
“Tivemos uma participação bastante relevante do corpo discente, o que tornou os debates mais interessantes e enriquecedores. Esse engajamento, tenho certeza, contribuiu diretamente para a qualidade das discussões e para o alcance dos objetivos do evento. Importante destacar, também, a qualidade dos palestrantes que estiveram conosco ao longo de nossas atividades. Cada convidado trouxe contribuições valiosas, que certamente agregaram muito à formação acadêmica e ao desenvolvimento profissional dos nossos alunos”, destaca Maurício.
Dentro da programação da Semana Jurídica da UCP, aconteceu, no dia 20 de agosto, a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da UCP com as palestrantes Maria Alice Nunes Costa e Ana Carla de Oliveira Pinheiro. Com o tema Justiça é Verbo: ética e Direitos Humanos, a Profa. Dra. Maria Alice, da Universidade Federal Fluminense (UFF), lançou mão da obra de Amartya Sen e outros pensadores para sustentar que a efetivação dos Direitos Humanos está a depender sempre de uma ação, voltada para a inclusão, a atenção aos vulneráveis e a melhor distribuição das oportunidades entre todas as pessoas.
Já a pesquisadora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENFE), Profa. Dra. Ana Carla, explorou múltiplas possibilidades de construção do conhecimento nas universidades que, no século XXI, precisam ser entendidas como espaços plurais e de encontro entre os mais variados grupos e saberes, incluindo os tradicionais e populares, por exemplo, da cultura afrodescendente.
“A área do Direito, tanto nos ambientes judiciários como acadêmicos, é bastante hermética, um espaço em que predomina o masculino. Ao convidar as professoras Ana e Alice para esse evento, o nosso curso quer enfatizar a importância de dar voz às mulheres e ampliar o seu espaço de participação da produção do conhecimento jurídico e no ambiente da pós-graduação em sentido estrito (mestrados e doutorados)”, destaca o coordenador do PPDG, Prof. Dr. Klever Filpo.