11 de novembro de 2024
Nos dias 5 e 6 de novembro, o curso de Relações Internacionais da UCP promoveu o Simulado das Nações Unidas que debateu a questão do genocídio em Ruanda, na África. O evento, que aconteceu no Salão Nobre do Campus Dom Veloso, é organizado para os alunos da graduação e com participação de estudantes do Ensino Médio.
“É um tema superimportante para a segurança internacional e teve grande impacto tanto na teoria quanto na prática das organizações internacionais. O genocídio de Ruanda aconteceu nos anos 90 e trouxe várias controvérsias, primeiro sobre a temática do que seria genocídio, depois sobre o questionamento das intervenções humanitárias, sobre a agilidade da ONU, o porquê de algumas intervenções humanitárias serem priorizadas, isso em detrimento das outras”, explica a coordenadora do curso, Profa. Dra. Luíza Bizzo ao destacar a relevância da temática.
“O tema é super-relevante, até hoje muito debatido. Foi um momento emblemático para as relações internacionais. Além disso, o Simulado das Nações Unidas é uma oportunidade dos alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Antes deles fazerem o Simulado, eles fazem uma pesquisa sobre a sua delegação, o seu país em relação ao conflito, como ele se posicionou e, além da pesquisa, os alunos acabam treinando a capacidade de negociação, os soft skills, como falar em público, debater, ouvir ideias, negociar, chegar no acordo. Então, é uma forma de você viver na prática as relações internacionais”, destaca Bizzo que acredita que os estudantes do Médio também aprendem bastante no evento.
“Para os alunos do Ensino Médio é sempre uma oportunidade de eles entenderem um pouco do mundo das relações internacionais, das organizações internacionais, ainda mais que o simulado da ONU é algo multidisciplinar, que integra várias disciplinas. Eles podem ter um pouquinho uma noção da vivência de um profissional das relações internacionais e das demais áreas também”, comenta.