Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

UCP celebra 60 anos de magistério do professor Rohling com lançamento de livro, palestra e muitas homenagens

02 de abril de 2024

“Patrimônio histórico até posso ser, mas nunca arquivo morto”. Quem nunca ouviu a célebre frase de um dos mestres mais queridos da UCP, Francisco Marcos Rowling, certamente ainda ouvirá essa e tantas outras que marcaram as várias gerações de seus alunos em seis décadas de docência. A Universidade celebrou os 60 anos de magistério jurídico do professor nesta segunda-feira (1º.04) em uma noite especial de homenagens em forma de livro, com direito à lançamento e dedicatórias; além de uma palestra com o ministro e vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Aloysio Corrêa da Veiga, no Salão Nobre do Campus Dom Veloso.

“Para mim, é um grande momento de poder ser contemporâneo e estar presente nesse momento tão importante. É uma história! Sessenta anos é um tempo que é inigualável. Poucos conseguiram! Eu não conheço ninguém que tenha conseguido dar aula durante 60 anos em uma universidade, numa faculdade de Direito. E ter como legado um contingente, uma legião de ex-alunos. Mais de, vamos dizer, 10 mil, para ser assim um pouco não tão otimista. Mas, mais de 10 mil vidas passaram por ele e se formaram para cultivar o Direito. É algo assim fantástico e deve ser seguido. E para mim estar presente nesse momento é uma honra e uma alegria de reverenciar e saudar e homenagear um amigo”, disse o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ex-aluno de Rohling e ex-professor da casa.

DSC_0187

O bispo diocesano e Grão-Chanceler da UCP, Dom Joel Portella Amado também prestou sua homenagem ao professor Rholing pelos 60 anos dedicados ao magistério jurídico na UCP.

“Eu vou saudar o senhor de um modo muito especial. Eu estava em dúvida se eu falava como Grão-chanceler; se eu falava como bispo. Quero falar como discípulo, pode? O discípulo que senta junto ao mestre e escuta como foi citado ali, pelo ministro Aloysio, ao mestre com carinho. Nesse período em que eu chego a Petrópolis e à querida UCP, é a terceira vez que aqui estou e vou buscando descobrir um pouco das riquezas, dos tesouros da nossa Universidade. O Evangelho nos ensina que as riquezas e os tesouros, mais do que os bens materiais, são as pessoas, é o conhecimento. E uma instituição como essa é, já foi lembrado aqui, é amadurecido, é transmitido”, disse ao falar sobre a importância do docente.

“Porque o que eu pude ser informado, desde que cheguei, porque a informação chega. E, mais ainda, pelo que vi, quando aqui cheguei cedo hoje, naquela longa fila, para ganhar não apenas a dedicatória, mas um abraço, acolhida e carinho, prezado professor Rohling. Essas duas realidades do Senhor, elas se juntam. E isso que ficou confirmado aqui”, disse Dom Joel.

DSC_0261

O Reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa, proferiu algumas palavras ao docente e o contemplou com uma placa comemorativa à data.  

“Podemos dizer que a história do nosso curso de Direito e a história do professor Rohling, não só se integram, mas se identificam perfeitamente, constituindo aí uma só história. Por isso, é com profundo respeito e gratidão que dedicamos estas palavras em homenagem aos seus notáveis 60 anos como professor da Faculdade de Direito da UCP. Sua dedicação incansável ao ensino e seu compromisso inabalável com a excelência acadêmica imprimem uma marca indelével, não apenas nos corredores da universidade, mas também principalmente na comunidade jurídica, como um todo”, salientou o Reitor da Universidade ao frisar o comprometimento do acadêmico.

“Há 10 anos, tive a minha primeira e grande experiência de alegria e honra de representar a Universidade no momento em que presidi uma celebração em que a universidade conferiu ao senhor o maior título acadêmico, Doutor Honoris Causa. Hoje, essa alegria é redobrada de poder ter o senhor aqui conosco, ministrando nossas aulas nessa busca sempre de uma excelência e buscando, também, despertar no coração de tantos os seus alunos exatamente esse desejo ardente do conhecimento jurídico”, disse.

DSC_0244

Importantes nomes da Justiça prestigiam o querido mestre e colega de profissão

“Estar hoje aqui celebrando é uma importância muito pessoal, emocional. Porque participar de uma homenagem de um professor com 60 anos de atuação, eu acho que é uma coisa tão marcante na vida de qualquer pessoa, que mesmo aquele que não foi aluno dele, com certeza está emocionado. E uma pessoa chegar a 60 anos de magistério, nessa lucidez, com esse conhecimento que ele tem até hoje e com a simpatia, contar com a simpatia e o amor de todos. É uma honra muito grande estar aqui”, comemorou a defensora pública aposentada, Marília Pimenta, também ex-aluna de Rohling e ex-professora na Instituição.

Assim como ela, o desembargador Cláudio dell’Orto é mais um profissional que passou pela sala de aula do professor Rohling e carrega consigo todo conhecimento compartilhado pelo docente.

“É muito importante a gente poder comemorar os 60 anos de docência do professor Francisco Marcos Rowling. Para mim, ele foi muito marcante na minha vida, tanto de estudante como posteriormente na preparação para concursos e toda essa bagagem cultural que o professor Rowling conseguiu transmitir. Ele foi sempre um professor muito presente, um professor dedicadíssimo. Aquele professor que sabia puxar a orelha do aluno na hora certa e dar a palavra de incentivo. Então é uma honra muito grande poder participar, contribuir para esse livro em homenagem a ele e comemorar junto com ele esses 60 anos de uma vida dedicada ao magistério jurídico”, afirma.

O diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UCP e coordenador da graduação em Direito, Prof. Maurício Pires Guedes, destacou a importância da trajetória de Rholing na própria história do curso de Direito e da Universidade.

“Eu me senti muito honrado em poder homenagear o professor Rohling pelos 60 anos de magistério na UCP. Uma Instituição sem memória é uma Instituição sem história. É nosso dever, como membros da comunidade universitária, manter viva a memória dos precursores da Instituição e, ao mesmo tempo, traçar um caminho futuro inspirado pela visão e valores que sempre nortearam o curso de Direito. O CCJ está hoje em festa por poder celebrar essa significativa marca do professor Rohling, cuja dedicação incansável ao ensino e à educação moldou não apenas a trajetória de inúmeros estudantes que por aqui passaram, mas a essência de nossa instituição”, disse.

Confira a galeria:

UCP celebra 60 anos de magistério do professor Rohling com lançamento de livro, palestra e muitas homenagens