29 de setembro de 2021
No mês de prevenção do suicídio, o curso de Psicologia da UCP promoveu dois debates que trouxeram à tona questões sobre saúde mental e a importância de discutir o tema. Nesta terça-feira (28.09), foi realizada a mesa-redonda Saúde mental dos estudantes universitários: diálogos necessários no Setembro Amarelo. Já no último dia 23 aconteceu a palestra Para além do Setembro Amarelo: questões sobre o suicídio. Todos os eventos foram on-line e transmitidos ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.
A primeira palestra realizada reforçou o debate sobre o tema, promovendo reflexões a respeito da importância do diálogo e das ações coletivas que possam contribuir para a sensibilização e conscientização da população sobre a questão do suicídio. A mesa-redonda realizada na noite desta terça foi voltada ao universo universitário, ao lançar luz sobre a temática da saúde mental dos alunos do ensino superior no brasil, principalmente sobre os transtornos de ansiedade, depressão e o fenômeno do suicídio. O tema vai ao encontro do programa desenvolvido na UCP, o Juntos.
“Há cerca de dois anos, a UCP, por meio do seu curso de Psicologia, implantou o programa Juntos. Hoje, tivemos a oportunidade de conversar com o grupo de estudantes que vem trabalhando no programa, que para nós é muito valioso”, destaca a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCP e coordenadora do curso de Psicologia, Profª. Rosilene Ribeiro.
Os dois eventos promovidos pelo mês do Setembro Amarelo – Para além do Setembro Amarelo: questões sobre o suicídio e Saúde mental dos estudantes universitários: diálogos necessários no Setembro Amarelo – podem ser assistidos no canal da Universidade no Youtube.