Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

UCP e Mitra Diocesana oferecem cursos à comunidade nas áreas de primeiros socorros, voluntariado e educação

02 de setembro de 2022

Nos últimos três anos, Petrópolis se viu em situações alarmantes que marcaram gravemente o município: pandemia e mais uma destruição e danos causados pelas fortes chuvas. A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em parceria com a Mitra Diocesana de Petrópolis vão oferecer, por meio do programa UCP Petrópolis Resiliente e do projeto Presença Samaritana, três capacitações pensadas especialmente em atender demandas específicas da comunidade local. Os cursos são gratuitos, mediante inscrição até 8 de setembro no site ucp.br.

“Reconhecendo o permanente compromisso com a comunidade local, a Mitra e a UCP diante das demandas pós calamidades, respondem apresentando sua contribuição no que tem de melhor, reúne sua expertise e oferece esse conhecimento e capacitação para os petropolitanos e comunidades vizinhas. Dessa forma, cresce a pessoa que se capacita e contribui com esse saber. Cresce e se fortalece a cidade com cidadãos preparados para enfrentar situações adversas provocadas por calamidades”, destaca o Reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

O programa UCP Petrópolis Resiliente nasceu logo após a tragédia provocada pelas chuvas, em março deste ano, com o propósito de fortalecer a resiliência da cidade, nas mais diversas áreas, em situações de emergência, crises e desastres. Assim como ele, o projeto Presença Samaritana foi reativado após as chuvas para dar assistência às vítimas. Nesta parceria da UCP com a Mitra, serão oferecidos cursos em três frentes de trabalho: primeiros socorros, voluntariado e educação. Todos terão início no dia 10 de setembro e acontecerão com capacitação EAD e presencial, de acordo com o curso.

Na Capacitação de primeiros socorros o objetivo é preparar a pessoa a atuar em práticas de intervenção direta em situações de emergências, tendo como principal intuito salvar vidas e minimizar danos. Já na Capacitação de voluntários para atuação em situações de crises, desastres e emergências, o objetivo é preparar as pessoas e profissionais para lidarem de forma adequada nessas situações, possibilitando uma ação qualificada, além de apresentar estratégias de intervenções e trabalho em equipe nas situações emergenciais.

O curso de Orientação pedagógica: os desafios cotidianos da atualidade – o ensino e a aprendizagem busca compreender os desafios da função do orientador após o retorno das aulas presenciais, assim como desenvolver um planejamento estratégico visando a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. As informações completas das três capacitações podem ser conferidas no site ucp.br, onde também é feita a inscrição, que termina dia 8 de setembro.

UCP e Mitra Diocesana oferecem cursos à comunidade nas áreas de primeiros socorros, voluntariado e educação