Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

UCP lança parceria com projeto Sessão Mentoria para construção de trajetórias profissionais e pessoais de impacto

13 de novembro de 2025

Como construir e tornar a sua trajetória profissional e pessoal não apenas de sucesso, mas com propósito e impacto? Esse é um dos papeis da mentoria e que foi apresentado ao público que conferiu, nesta terça-feira (11.11), o workshop Interativo: Como a Mentoria Acelera o Seu Futuro, que aconteceu no Auditório do Campus Dom Veloso. O evento marcou o lançamento da parceria da UCP com o projeto Sessão Mentoria, que foi disponibilizado aos estudantes e público interessado no seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Conduzido por Thiago Pires, articulador regional do Projeto Sessão de Mentoria, o encontro propôs uma conversa dinâmica e participativa sobre como transformar aprendizado em ação, conectar-se com mentores e aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento oferecidas pela universidade.

“A ideia do evento foi falar da questão da mentoria em si. Porque o Tiago,  que é especialista, é um mentor formado, já tem toda a formação específica pra isso, veio para explicar a função da mentoria. O que que um estudante, enquanto mentorado, ele precisa ter consciência, que é a questão da autoconstrução, do autoconhecimento. O evento teve essa finalidade para explicar o que é a mentoria em si; qual é o papel de cada um; o papel do mentor e mentorado; o que o mentor faz; o que a mentoria faz e o que ela não faz. A mentoria, por exemplo, não é autoajuda. Mentoria não é sessão com psicólogo. Tudo isso foi esclarecido”, pontua o coordenador do curso de Administração da UCP, Prof. Me. Ueliton Leonídio.

Durante o encontro, também foi apresentada a parceria com o projeto e como essa iniciativa funcionará não apenas para os alunos da UCP, mas é aberta à comunidade. Ela é feita gratuitamente, on-line, por meio de uma plataforma onde é disponibilizada a orientação de mentores de diversas áreas de interesse.

“O estudante faz o cadastro e escolhe o mentor de acordo com o perfil que ele está procurando. Por exemplo, o estudante está procurando o seu primeiro emprego e não sabe como é que ele se organiza, para onde vai. Então tem um mentor lá com o perfil de orientação de carreira para quem está começando. Aí ele vai lá, faz o agendamento de acordo com a disponibilidade do mentor. Tem gente que disponibiliza três horas por semana, tem gente que disponibiliza cinco, seis, tem gente que disponibiliza uma. Então, conforme a agenda que está disponível, o estudante faz o agendamento e começa o processo de mentoria”, explica Ueliton ao destacar a importância da mentoria para os estudantes e profissionais.

“A importância da mentoria na formação do estudante, é claro que, invariavelmente, o principal é a formação de carreira. Mas dentro da formação de carreira é a criação de uma consciência de autoconstrução de carreira. Da responsabilidade pela sua carreira. De saber que precisa planejar a carreira. O autoconhecimento, que também é uma outra questão que precisa ser trabalhada com qualquer profissional. E isso o mentor ele tem esse lado provocativo, principalmente porque a mentoria é um processo de escuta, de diálogo, de questionar. Isso é importante para o profissional, para o estudante refletir sobre a carreira dele, para onde ele quer chegar”, pontua Ueliton.

WhatsApp Image 2025-11-11 at 21.59.27
UCP lança parceria com projeto Sessão Mentoria para construção de trajetórias profissionais e pessoais de impacto