19 de setembro de 2024
Mais de mil estudantes do Ensino Médio puderam desvendar as múltiplas possibilidades que o Ensino Superior oferece por meio dos mais de 20 cursos ofertados pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Eles participaram do tradicional UCP Portas Abertas, que mais uma vez abriu o Campus Dom Cintra para alunos da rede pública e privada de ensino, do município e de cidades vizinhas, conhecerem o leque de profissões e carreiras a seguir a partir de uma série de atividades, além de insights e dicas preciosas com quem entende do assunto.
Os estudantes puderam desbravar 30 espaços recheados de programação, que incluíram bate-papos, visitas guiadas e práticas nos laboratórios, simulações, oficinas e dinâmicas promovendo uma verdadeira imersão nas graduações da UCP. Eles vivenciaram um pouco da experiência universitária, fazendo um intercâmbio com os professores dos cursos, alunos e ex-alunos que compartilharam suas trajetórias acadêmicas.
A 13ª edição do UCP Portas Abertas ofereceu uma programação antenada com as demandas e realidades do mercado de trabalho, proporcionando uma verdadeira viagem no mundo das profissões. Teve gamificação e simulação de negócios; oficina de produção de conteúdo para mídias digitais; teve atividade para desvendar o sangue: a tipagem sanguínea na Biomedicina; um pouquinho do que são os benefícios do Pilates, que promove uma consciência corporal e muito mais.
“É muito interessante ver como o UCP Portas Abertas abre, literalmente, portas para os estudantes conhecerem a dimensão que é a UCP com uma tradição de mais de 75 anos que se estende na variedade de cursos e áreas do conhecimento que oferecemos. É muito bacana proporcionar esse encontro dos estudantes do Ensino Médio com o corpo docente e discente da Universidade, conhecendo a nossa infraestrutura de maneira dinâmica, e ver como isso contribui de forma direta e assertiva na escolha de qual carreira eles podem seguir”, pontua o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani.
O UCP Portas Abertas proporcionou aos estudantes uma manhã cheia de conhecimento e vivências acadêmicas, expandindo as possibilidades desses jovens. A estudante do CIEP 281 Gabriela Mistral, na Posse, Maria Eduarda Ferreira, de 18 anos, veio com foco no curso de Psicologia, mas aproveitou para conhecer outras áreas.
“Eu só penso em Psicologia. Já fui em Psicologia, Fisioterapia e Educação Física, mas ainda vou em outros cursos. Gostei muito do evento, porque ele ajuda a ter uma noção de como será o curso. E isso é muito bom”, disse.
Yasmim Vitória, de 15 anos, veio de Juiz de Fora, com a Escola Estadual Batista de Oliveira, e se surpreendeu com o UCP Portas Abertas.
“Achei muito legal o evento. Principalmente o curso de Música, foi muito divertido. Agora quero fazer Música. Nem era uma opção, mas me apaixonei. Eles ensinam de um jeito diferente a fazer música. Eu gostei bastante”, disse a jovem do 2º Ano do Ensino Médio.
Assim como ela, a amiga Hillary Pires, de 17 anos, também aproveitou o evento para saber mais sobre o curso que quer fazer.
“Eu tirei várias dúvidas com a professora de Arquitetura. Ela me explicou muita coisa. Achei muito interessante, porque ela me falou tantas coisas que eu tinha dúvida e que me ajudou muito a confirmar que quero fazer Arquitetura”, conta.
Ainda no 1º Ano do Ensino Médio, a jovem Maria Eduarda Wendling Corrêa, de 16 anos, aproveitou para explorar cada atividade do evento.
“Achei o evento muito bom. Gostei de todas as atividades que tiveram. Todas as palestras me interessaram bastante. Gostei de Educação Física, de Comunicação e de Engenharia Civil também”, contou a aluna do Colégio Nossa Senhora de Lourdes.
Formado em Filosofia pela UCP, o professor da Escola Estadual Cardoso Fontes, Victor Oliveira Barros, fez questão de trazer seus alunos por entender a importância do evento.
“É muito interessante, principalmente porque a gente vem de escola pública onde boa parte nunca nem enxergou a universidade como uma possibilidade. Trazê-los aqui para dentro, mostrar para eles que é possível eles enxergarem a universidade dentro da vida deles é muito interessante. Principalmente porque a UCP oferece uma gama de cursos muito grande. Muitos deles têm várias opções onde eles podem se descobrir e ter um primeiro contato, talvez, com a profissão que pode ser a profissão do futuro deles”, disse.