Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

UCP recebe, pela segunda vez, Ciclo de Palestras InfraCidades Itinerantes, numa parceria com o Governo do Estado e PUC-Rio

18 de setembro de 2023

A UCP foi palco, pela segunda vez, do encontro que aconteceu em Petrópolis do Ciclo de Palestras InfraCidades Itinerantes, um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). O evento aborda a transformação digital na construção civil através do Building Information Modeling, o BIM. A atividade aconteceu no Auditório I do Campus Dom Cintra e atraiu estudantes de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e público interessado no tema.

O InfraCidades Itinerante é um programa criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras (SEINFRA) e do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA) junto com a PUC-Rio, com a proposta de acelerar a elaboração e execução de projetos de engenharia e obras voltados ao atendimento da demanda do estado, que contempla a implantação da metodologia BIM. Ele é uma metodologia baseada em modelos tridimensionais inteligentes integrados a todo o processo de concepção do projeto até a materialização da construção. No Brasil, esta metodologia está em desenvolvimento, tendo sido regulamentada pelo Governo Federal em 2019.

O coordenador da graduação em Engenharia Civil da UCP, Prof. Vinícius Costa Furtado Rosa, destaca a relevância da UCP sediar o evento, que traz essa nova metodologia em primeira mão para alunos e profissionais da área.

“Apresentamos aos alunos que já existe uma legislação federal e estadual aqui no estado do Rio, mostrando que para a obra pública, projetos públicos vão ser exigidos essa modelagem dessa informação do BIM para as construções, o que aponta que não tem um caminho mais para trás. É andar daqui para frente”, comenta o docente ao destacar a necessidade dos alunos e futuros profissionais estarem aptos a atuarem nesse novo mercado.

“Mostramos que já existe esse desenvolvimento, apontando para os alunos a importância de se qualificarem. E a importância, também, da Universidade se ajustar para essa realidade para poder atender essa necessidade de mercado. Porque como é uma coisa que não tem mais volta, igual quando surgiu o AutoCAD, daqui para frente a pessoa tem que saber isso e a Universidade tem que se preparar, também, para formar os profissionais e alunos nessa área. Não adianta a gente só falar da importância do BIM, que é uma modernidade e que os profissionais vão usar. Mas também é importante a gente mostrar que a universidade tem que se ajustar a essa realidade”, disse.

Confira a galeria:

UCP recebe, pela 2ª vez, Ciclo de Palestras InfraCidades Itinerantes, em parceria com o Governo do Estado e PUC-Rio