20 de dezembro de 2021
Figura ímpar nos corredores e salas de aula da UCP, é com pesar que a Instituição se despede do conhecido professor Luiz Grinsztajn, o “Lulu”. O docente, que lecionou por quase 50 anos nos cursos do Centro de Engenharia e Computação da Universdiade, morreu neste domingo (19.12) aos 87 anos. O sepultamento acontece nesta segunda-feira (20.12) no Cemitério Israelita Chevra Kadisha, em Belford Roxo.
Lulu imigrou da Polônia em 1934, quando fugiu do nazismo nos braços da mãe quando tinha apenas 6 meses. Adulto, virou professor e lecionou nas principais instituições de ensino do RJ: em escolas estaduais; no Colégio Militar; no Instituto Militar de Engenharia (IME); na UERJ; PUC; Escola Naval; Universidade Santa Úrsula e na UCP, onde deu aulas por 49 anos e ocupou cargos de coordenador do curso básico e de vice-diretor da Escola de Engenharia.
Na instituição petropolitana, o docente era um ícone para todos os estudantes que fizeram Engenharia, tido como um professor muito querido e competente. Lulu esteve à frente de diversas áreas e disciplinas técnicas da grade curricular do curso de Engenharia da UCP, desde o Cálculo Diferencial e Integral até a Mecânica dos Fluídos, passando por “RESMAT” (Resistência dos Materiais), dentre outras.
Nos últimos anos como professor da UCP, ele se dedicou ao Programa de Apoio Pedagógico do CEC (Pape-CEC), criado por ele com o objetivo de auxiliar os alunos em suas dúvidas ligadas às disciplinas até o quinto período, favorecendo o desenvolvimento pessoal e possibilitando-lhe uma participação efetiva na melhoria da qualidade de seu aprendizado.
Seu comprometimento e empenho foram reconhecidos, em 2017, com uma homenagem que eternizou sua trajetória na UCP com uma placa comemorativa no Campus Dom Cintra (primeira foto). Na mesma ocasião, o docente também recebeu uma Moção Honrosa na Câmara Municipal de Petrópolis por sua dedicação aos alunos (foto acima).