Universidade Católica de Petrópolis

UCP realiza V Seminário de Estudos sobre Relações Étnico-Raciais e Outros Marcadores Sociais da Diferença

NOTÍCIAS UCP UCP realiza quinta edição do Seminário de Estudos sobre Relações Étnico-Raciais e Outros Marcadores Sociais da Diferença 26 de maio de 2022 Nesta quarta-feira (25.05), a TV UCP, no Youtube, transmitiu ao vivo o V Seminário de Estudos sobre Relações Étnico-Raciais e Outros Marcadores Sociais da Diferença, realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade. O evento aconteceu ao longo de todo o dia, promovendo diversas mesas de debates para alunos da graduação, pós-graduação e público em geral. Com objetivo de fomentar a parceria entre grupos de pesquisa de diferentes programas de Pós-Graduação da UCP, o evento busca, também, incentivar a pesquisa acadêmica entre docentes e discentes, visando o aumento da produção científica e a integração dos alunos da graduação e pós-graduação. Em relação aos marcadores sociais da diferença, o Seminário pretende alargar e aprofundar esse debate tão necessário quanto atual, sob uma perspectiva interdisciplinar. https://www.youtube.com/watch?v=Si5Wn5IGZKk O Seminário é organizado pelos professores Klever Filpo, do PPGD; Débora Breder, do PPGE; e Diana Ramos, do PPGPSI e PPGD, que abriu o evento. “Sempre uma honra poder ter esse espaço de discussão e diálogo. Estamos em tempos tão difíceis, situações tão inóspitas com discussões tão calorosas. E ter esse momento dentro da academia para trazer algumas discussões é muito importante. Pensar nesse seminário, nos remete às nossas origens. E tudo começou na UCP, onde começamos a tecer um pouco essa possibilidade. Durante todo este tempo, a gente vem tentando, desde 2018, trazer essas discussões, trazendo nossos colegas de diversas partes e tendo esse olhar interdisciplinar. Hoje é muito importante podermos fazer uma leitura ampliada do contexto e de muitas questões, aqui sob o olhar do Direito e da Educação”, pontua a professora Diana Ramos.    Confira as mesas de debate do V Seminário de Estudos Étnico-Raciais e Outros Marcadores Sociais da Diferença.  Confira a galeria:

Curso de Educação Física da UCP recebe o fundador do método Ginástica Natural, Alvaro Romano

NOTÍCIAS UCP Curso de Educação Física da UCP recebe o fundador do método Ginástica Natural, Alvaro Romano 09 de maio de 2022 Na última sexta-feira (06.05), o fundador do método Ginástica Natural, Alvaro Romano compartilhou com os alunos de Educação Física e Fisioterapia da UCP, além do público em geral, sobre essa especialidade, que já foi aplicada no treinamento de soldados das forças especiais americanas e de agentes do FBI, DEA e SWAT em Washington, nos Estados Unidos, e aqui, no Brasil, faz parte do treinamento dos oficiais do exército brasileiro. O bate-papo sobre Ginástica Natural, empreendedorismo e novas tendências, promovido pela Universidade, aconteceu no Auditório III do Campus Dom Cintra. Alvaro é graduado em Educação Física e ficou conhecido por fundar e introduzir essa modalidade focada em exercícios que trabalham o peso do corpo do praticante, não sendo necessário o uso de aparelhos de musculação. Há 15 anos ele mora entre o Brasil e Estados Unidos, sendo um dos maiores especialistas em treinamento de atletas de alta performance, qualidade de vida, saúde e longevidade. Aos 66 anos, Alvaro reúne no currículo palestras para grandes empresas e está presente nas maiores convenções e eventos de Educação Física, Fisioterapia e bem-estar ao redor do mundo. Seu método é utilizado por campeões mundiais de surfe, como John John Florence e o brasileiro Adriano de Souza, e lutadores como Vítor Belfort e Rodrigo Minotauro. Romano ministrou cursos de certificação e palestras em 38 países ao redor do mundo. Na UCP, ele apresentou a modalidade aos alunos e contou sobre suas experiências e trajetória, despertando nos estudantes as oportunidades da área que podem surgir a partir de iniciativas empreendedoras com novas tendências. No sábado (07.05), alguns alunos ainda participaram do seminário prático realizado por Alvaro, que aconteceu no CT do Bairro no Prado, em Corrêas. O coordenador da graduação em Educação Física da UCP, Cristiano Queiroz, resumiu o que o nome Alvaro Romano representa nessa área. “O professor Alvaro foi o fundador desse método, desenvolvido por ele para melhorar o seu condicionamento físico, tendo em vista que ele era um lutador leve e já começou a lutar em uma idade avançada que os demais. Então ele viu a importância da preparação física para poder lutar de igual para igual com os atletas. Depois se formou em Educação Física e foi aprimorando o seu método, que foi sendo aplicado em atletas de luta e surfe, campeões mundiais”, explica Cristiano ao destacar a trajetória cercada de novos desafios. “Logo ele desafiado pelo fisioterapeuta do Ronaldo Fenômeno e Romário a trabalhar com reabilitação desses atletas e passa a desenvolver seu trabalho também para essa demanda. Aos 50 anos se muda para os EUA para levar a Ginástica Natural para o mundo. Em San Diego, na Califórnia, formou instrutores de Ginástica Natural de mais de 50 países e viajou por quase 40 países ensinando o método. Por isso que é relevante trazer um profissional que é um expoente na Educação Física e que tem uma interface muito bonita na Educação Física e Fisioterapia”, frisou o docente. Confira a galeria:

Professora de Fisioterapia da UCP é homenageada pelo Conselho Regional por trabalho com PNF

NOTÍCIAS UCP Professora de Fisioterapia da UCP é homenageada pelo Conselho Regional por trabalho com PNF 04 de maio de 2022 Formada pela UCP e integrando o corpo docente da Instituição há mais de 30 anos, a professora Mônica Cilento foi homenageada nesta terça-feira (03.05) pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2). A docente foi agraciada por seu trabalho desenvolvido com o método de facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF), que compartilha com diversos profissionais da área. “Sempre com muita capacidade e responsabilidade, durante sua trajetória profissional se formou no método PNF e é uma das instrutoras mundiais, levando a capacitação desse método e participando de congressos, cursos e eventos no Brasil e no mundo. Para o nosso curso de Fisioterapia é uma satisfação muito grande, já que temos mais uma professora homenageada pelo Crefito, o que vem ocorrido nos últimos anos, e demonstra a qualidade e a referência que é nosso corpo docente. Mostra, também, a relação estreita que temos com o nosso conselho regional”, comenta o coordenador da graduação em Fisioterapia da UCP, Sandro Vieira. Mônica Cilento teve seu trabalho reconhecido pelos serviços prestados e por difundir a fisioterapia brasileira no país e fora. “Somos extremamente gratos pelo empenho e partilha do conhecimento no método PNF para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em todo o Brasil. Também pelo legado que a Dra. Mônica traz através dos resultados, proporcionando aos pacientes não só o tratamento de doenças, mas principalmente uma vida mais feliz, com mais qualidade de vida”, disse o presidente do Crefito-2, Wilen Heil e Silva, que entregou a homenagem à professora da UCP.

III Jornada da Fraternidade na UCP fala sobre educação em diversos contextos

NOTÍCIAS UCP III Jornada da Fraternidade na UCP fala sobre educação em diversos contextos 29 de abril de 2022 Após dois anos de pandemia, a UCP retomou a realização da Jornada da Fraternidade em Redes de Cooperação, que chega a sua terceira edição. O evento, que propõe uma reflexão acerca da temática da Campanha da Fraternidade numa perspectiva multidisciplinar, aconteceu nesta sexta-feira (29.04) no Salão Nobre do Campus Dom Veloso. O encontro foi transmitido pela TV UCP, no Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=QzRkYydBu-k&t=283s Neste ano, a Campanha da Fraternidade trouxe como tema Fraternidade e Educação e como lema Fala com sabedoria, ensina com amor. Diante disso, a Jornada trabalhou sobre a Educação nos contextos familiar, escolar e religioso na mesa-redonda composta pelo Prof. Dr. Jardelino Menegat, docente do PPGE da UCP, reitor do Unilasalle do Rio de Janeiro e diretor do Colégio La Salle Abel e da Escola La Salle Rio de Janeiro; do Prof. Dr. Rafael Cerqueira Fornasier, Professor da Universidade Católica do Salvador; e do Prof. Dr. Antonio Jorge Pereira Júnior, da Universidade de Fortaleza. “Um evento desta natureza, para uma instituição católica, tem uma importância que não pode ser medida. Ele toca o coração das pessoas e efetivamente marca, porque é um tema, a fraternidade, que todos nós precisamos conviver com outras pessoas. A fraternidade é um meio de podermos nos aproximar. Mais do que nunca, uma instituição que é católica, que é da educação, foi uma decisão importante retomar este evento dentro de uma temática que a igreja está se preocupando com a educação. Que seja uma educação que toque os corações e transforme as pessoas”, destacou o Prof. Dr. Jardelino. Confira a galeria:

Parceria entre curso de Psicologia da UCP e Prefeitura de Petrópolis garante escuta psicológica aos servidores

NOTÍCIAS UCP Parceria entre curso de Psicologia da UCP e Prefeitura de Petrópolis garante escuta psicológica aos servidores 04 de abril de 2022 Uma parceria entre o curso de Psicologia da UCP e o Núcleo de Medicina do Trabalho, da Prefeitura de Petrópolis, vai promover plantões para escuta psicológica individual voltada ao acolhimento e demais demandas psicológicas apresentadas pelos servidores municipais. O trabalho que será feito pelos estudantes, por meio dos Estágios Supervisionados em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde, sob a supervisão dos professores Antônio Rubens de Meira Coelho e Cristiane Moreira, será realizado ao longo dos meses de abril, maio e junho. Para a coordenadora do curso de Psicologia da UCP, Profª. Rosilene Ribeiro, esse trabalho será uma oportunidade de levar os estagiários do curso de Psicologia a entrarem em contato com uma questão contemporânea, que é a saúde mental do trabalhador. “Para a UCP será uma enorme satisfação selarmos essa parceria, que trará benefícios aos servidores e qualificará as práticas dos nossos estudantes. Desde o início da pandemia da Covid 19 essa questão tem sido objeto de estudo e pesquisas. Através da criação e implantação de projetos como o Roda de conversas temáticas e o Plantão de Escuta Psicológica, por exemplo, alunos de psicologia e servidores municipais estarão juntos trocando experiências e vivências sobre o cotidiano do trabalho, com questões relativas à subjetividade e saúde mental, com a finalidade de uma promoção de saúde e bem-estar do trabalhador”, pontuou.

Depois de 2 anos, corredores da UCP voltam a receber alunos e música para dar boas-vindas

NOTÍCIAS UCP Depois de 2 anos, corredores da UCP voltam a receber alunos e música para dar boas-vindas 14 de março de 2022 Após 2 anos sem receber seus alunos e um vazio ecoando nos corredores, a UCP voltou a ver os campi cheios e com as tradições que marcam o início do período letivo. A música, uma vertente cultural da Universidade, também voltou a protagonizar esse momento com o Concerto de Boas-vindas que aconteceu na última sexta-feira (11.03) no Campus Dom Cintra e na quinta (10.03) no Campus Dom Veloso. O receptivo, voltado aos novos alunos, aconteceu no início do mês, fazendo a aproximação entre os calouros, seus coordenadores e professores, e o local onde passarão os próximos anos. https://www.youtube.com/watch?v=W8kah7mcpUg “Como vice-reitor, posso dizer da emoção de estar agora vendo o Coral da UCP fazendo este espetáculo. Nós tivemos 2 anos de aulas remotas e assim que voltamos tivemos a tristeza de todo este desastre. Fazendo uma reflexão agora enquanto o coro cantava, o que veio à mente não foi só a questão destes deslizamentos, do desastre, das nossas perdas. Mas olhando para vocês, o que me emocionou nesse momento foi ver nossas salas de aula lotadas de alunos, de professores e diversos cursos não sendo representados, mas sim vivendo intensamente o momento de se colocar e pensar no próximo”, destacou o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani ao lembrar da atuação do corpo docente e discente nas ações em prol dos afetados pela tragédia. “Isso ficou muito marcado na minha memória e na de todos vocês, mais do que o próprio desastre, porque a bondade do ser humano é sempre superior. A UCP se orgulha muito de ter alunos como vocês, que se dedicam tanto ao próximo. E que não é a busca apenas pelo lado acadêmico, mas pelo lado humano. E tenho a honra de estar sendo vice-reitor de diretores, coordenadores, professores e colaboradores tão profissionais, mas acima de tudo tão humanos. Meu muito obrigada a todos vocês e que tenham um semestre brilhante. E que a música leve a vocês essa alegria de estarmos aqui com saúde. Sejam muito bem-vindos a UCP”, finalizou. Além do Concerto de Boas-vindas, também já é tradição na Universidade reunir os calouros em um dia exclusivo para eles. O encontro aconteceu no dia 7 de fevereiro. O receptivo acontece todo semestre, nos dois campi, e é uma oportunidade dos novos alunos interagirem diretamente com seus colegas, coordenadores, professores e conhecer a infraestrutura da Instituição. Confira a galeria:

Ex-alunas de Psicologia da UCP publicam trabalhos em livro da UFJF

NOTÍCIAS UCP Ex-alunas de Psicologia da UCP publicam trabalhos em livro da UFJF 27 de dezembro de 2021 Os trabalhos de duas egressas de Psicologia da UCP podem ser conferidos na mais recente publicação da editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O livro Estudos contemporâneos sobre violência e agressividade humana, lançado nesta segunda-feira (27.12), contém dois capítulos assinados pelas ex-alunas Julia de Oliveira Queiroz Mury e Junia de Andrade Silveira. Sob a orientação e colaboração das professoras Carla Gebara e Luciana Senra, as egressas basearam seus estudos em seus trabalhos de conclusão de curso, no caso da graduação da Júlia (foto abaixo), e a dissertação do mestrado da Junia. Julia abordou o tema do feminicídio à luz da Psicologia Social por meio de uma revisão sistemática da literatura. Junia Silveira, por sua vez, discorreu um capítulo que abrangeu algumas reflexões da bidirecionalidade da violência entre parceiros íntimos, a partir dos dados apurados na pesquisa desenvolvida por ela à época do curso de mestrado em Psicologia na UCP. O livro, que pode ser conferido no site (acesse aqui), foi organizado pelo Prof. Dr. Lelio Moura Lourenço e pelos pesquisadores Felipe Almeida Dias Mendes, Thiago Virgílio da Silva Stroppa e Daniel Alexandre Gouvêa Gomes, todos do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (NEVAS), grupo vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFJF. “A participação das alunas evidencia, mais uma vez, a contínua integração entre os cursos de graduação e mestrado em Psicologia da UCP por meio dos grupos de pesquisa, bem como a importância do diálogo interinstitucional na produção científica, devolvendo a sociedade conhecimento acessível e esclarecedor sobre temas que, há tempos, atingem mulheres e famílias inteiras”, observa a Profª. Drª. Luciana Senra, destacando os temas abordados que tiveram ênfase nesse período pandêmico. “Para além disso, as publicações destes capítulos de livro com acesso aberto ao público pela Editora UFJF, explicitam o compromisso social para a mudança da realidade que, inclusive durante a pandemia, acomete em demasia as mulheres brasileiras. Um compromisso que também é da Psicologia UCP”, frisa a docente.

Alunas de Psicologia da UCP participam do I Seminário do Observatório Nacional de Adoção

NOTÍCIAS UCP Alunas de Psicologia da UCP participam do I Seminário do Observatório Nacional de Adoção 15 de dezembro de 2021 No mês de outubro, no dia 19, aconteceu o I Seminário do Observatório Nacional de Adoção, que contou com a participação de egressas do curso de Psicologia da UCP. As psicólogas, que atualmente são alunas de pós-graduação da Universidade, apresentaram o trabalho Assistência e cuidado: processo de acolhimento de crianças e adolescentes. O artigo é um desdobramento da monografia da psicóloga Luiza Mendes Daemon, formada pela UCP e aluna da pós-graduação lato sensu em Psicologia da Saúde, também oferecida pela Universidade. Assina com ela como co-autora a também psicóloga pela UCP e mestranda em Psicologia pela Institução, Mirelli Aparecida Neves Zimbrão. O trabalho teve orientação da professora da graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UCP, Profª. Drª. Cristiane Moreira. “Foi muito gratificante poder participar do primeiro Seminário do Observatório Nacional de Adoção e compartilhar um recorte dos resultados que encontrei em minha pesquisa. Acredito que esses espaços sejam importantes para problematizarmos o tema, gerar reflexões e pensarmos em formas de melhoria e mudança para o público nesse contexto”, pontua a autora do trabalho, Luiza Mendes Daemon. A pesquisa das alunas da UCP apresentada no evento está publicada nos anais do I Seminário do Observatório Nacional de Adoção.

Simpósio na UCP debate a Ciência Forense

NOTÍCIAS UCP Simpósio na UCP debate a Ciência Forense 13 de dezembro de 2021 Primeira edição do evento, que foi promovido pelo curso de Biomedicina, reuniu especialistas na última sexta-feira (10.12) na TV UCP Elucidar um crime é um trabalho que reúne diferentes especialistas que atuam juntos numa investigação. Parte primordial deste processo é a prova pericial. A análise minuciosa de evidências e o trabalho dos peritos despertaram ainda mais a atenção do público com as diversas produções de TV que colocaram a Ciência Forense no holofote. Essa importante área foi debatida no evento promovido pela UCP que discutiu temas atuais sobre a produção da prova pericial criminal e cível. O I Simpósio Tendências em Ciência Forense aconteceu na última sexta-feira (10.12) e foi transmitido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. “Sem dúvida os filmes e séries que abordavam a ciência forense chamaram muito a atenção de forma que essa área do conhecimento se tornou até um pouco romantizada. Mas a verdade é que atualmente várias ciências são aplicadas para resolver crimes de forma que uma investigação policial não pode mais ser produzida sem o uso da ciência e da tecnologia. Com isso, as pessoas têm buscado cada vez mais atuar nessa área. A proposta de fazer esse evento veio da resposta do interesse dos alunos e profissionais que querem se formar nessa área”, explica o professor adjunto da UCP e perito criminal do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica de Petrópolis, Rodrigo Grazinoli, idealizador do evento. https://www.youtube.com/watch?v=7kt1UrIazSc&list=PLKZvwM-SzXYXVlQH6vTW0NX52pEmXpFXL&index=1 Organizado pelo curso de Biomedicina, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UCP, o evento reuniu especialistas de diversas áreas do conhecimento, como Engenharia, Informática, Biologia, Psicologia e Direito que compartilharam com o público as suas experiências por meio de palestras e mesa-redonda, abrindo espaço para discussão entre alunos e profissionais. Além disso, o simpósio teve, ainda, um espaço específico para apresentação da experiência de alunos de outras instituições com Ligas Acadêmicas na área da Ciência Forense. “A proposta do evento buscou alcançar além da Biomedicina, mas a diversidade de áreas que a UCP tem de formação. Porque a ciência forense usa de diversos conhecimentos. A novidade nesse evento, que é até mais voltado aos alunos, foi o debate que promovemos com estudantes de diversos cursos de várias instituições de ensino onde existem grupos de alunos que se reúnem para desenvolver atividades nessa área forense”, completa Rodrigo, lembrando que o simpósio foi direcionado a alunos, mas também a profissionais e demais interessados no tema. O I Simpósio Tendências em Ciência Forense da UCP pode ser assistido no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:

Curso de Administração da UCP recebe Moção Congratulatória da Câmara de Vereadores pelo Dia do Administrador

NOTÍCIAS UCP Curso de Administração da UCP recebe Moção Congratulatória da Câmara de Vereadores pelo Dia do Administrador 9 de dezembro de 2021 Nesta quarta-feira (08.12), a UCP foi destaque nas homenagens feitas pela Câmara de Vereadores de Petrópolis, que entregou uma Moção Congratulatória ao coordenador do curso de Administração, Prof. Ueliton Leonídio, pelo Dia do Administrador (celebrado em 9 de setembro). A iniciativa foi do legislativo municipal, representado pela vereadora Gilda Beatriz, e do Conselho Regional de Administração (CRA). “Este reconhecimento é valioso para a profissão do Administrador e suas contribuições para a sociedade nos mais de 50 anos de existência da profissão. Além disso, confirma a relevância do nosso curso na região em que a Universidade Católica de Petrópolis está inserida e ainda da atuação do Administrador nos âmbitos privado e público, já que há um movimento no Conselho Regional de Administração em apresentar as diversas competências do Administrador para atuar nas instituições, de forma a modernizar a gestão e torná-la mais efetiva”, comenta o coordenador do curso de Administração da UCP, Prof. Ueliton Leonídio.