Universidade Católica de Petrópolis

Centro de Ciências Jurídicas

Práticas de mediação realizadas por meio virtual no Rio de Janeiro

O período pandêmico acelerou a adoção de novas tecnologias pelos Tribunais, que passaram a ofertar à população o processo 100¨% Digital, isto é, um processo judicial exclusivamente eletrônico. Até mesmo a mediação de conflitos passou a ser mediada por modernas tecnologias de comunicação, sem encontros presenciais entre as partes. 
 
A proposta da pesquisa é realizar uma aproximação empírica das atividades de mediação virtuais, em processos judiciais em curso no Estado do Rio de Janeiro, para compreender as suas potencialidades, limites e desafios, sob a perspectiva dos atores envolvidos. Há especial interesse em compreender as dificuldades que essa inovação pode trazer para os seus usuários e as adaptações geradas para o trabalho dos mediadores. 
 
O potencial de desenvolvimento e inovação está presente na originalidade do tema e na possibilidade de suscitar até mesmo aperfeiçoamentos nas práticas de mediação virtual ora desenvolvidas no Rio de Janeiro. O projeto foi contemplando na Chamada FAPERJ/CNPq 24/2022 – Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. 
 
Em execução desde o ano de 2023, a pesquisa conta também com dois bolsistas de Iniciação Científica da FAPERJ e vem gerando resultados palpáveis como a participação da equipe no 4º Encontro de Mediadores do Estado do Rio de Janeiro, realizado no Hotel Quitandinha (mais informações em https://pos.ucp.br/ucp-participa-do-4o-encontro-de-mediadores-do-tjrj-realizado-em-petropolis).

Responsáveis pela pesquisa

Profª. Drª. Mirel Legrá Fleitas – Doutora em Sociologia e Direito (UFF), Bolsista de Pós-doutorado CNPq – FAPERJ na área de concentração Justiça, Processo e Direitos Humanos na UCP, junto ao Programa de Pós-graduação em Direito. </br>

Prof. Dr. Klever Paulo Leal Filpo – Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da UCP.

Galeria

Práticas de mediação realizadas por meio virtual no Rio de Janeiro