Universidade Católica de Petrópolis

Comissão Própria
de Avaliação

Nos termos do artigo 11 da Lei no 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), toda Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma CPA ou Comissão Própria de Avaliação. A CPA tem a responsabilidade de conduzir e coordenar os processos de avaliação interna da instituição, bem como sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A atuação é autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegionados existentes na instituição de educação superior.

Constituição da CPA:

A constituição da CPA é formalizada por membros nomeados pelo Reitor da Universidade, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, sendo vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos; A CPA da Universidade Católica de Petrópolis foi criada pela Portaria do Reitor N° 029/2004, de 23 de julho de 2004, e a ouvidoria da Universidade, no âmbito da CPA, em 04 de abril de 2007 (Res. CONSUN 01/07). Composta por 10 membros representantes (Res. CONSUN 09/04) de todos os segmentos da Universidade e um representante da sociedade civil organizada, nomeados pelo Reitor, a CPA possui Regimento próprio. Ao longo desses 23 anos de existência, a Comissão vem desenvolvendo o seu trabalho de autoavaliação institucional procurando identificar as condições de ensino, pesquisa e extensão e também da gestão em constante dialógica com todos os atores envolvidos nos diversos segmentos que envolvem a Universidade e a comunidade. Os resultados das pesquisas efetuadas são consolidados em relatórios que são divulgados para a comunidade acadêmica e externa. O objetivo principal é fornecer dados quantitativos e qualitativos para que a própria UCP possa estar em constante processo de melhoria da qualidade dos seus cursos de graduação e de suas ações.

Membros:

  • Representante Técnico-administrativo: Tatiana Cordeiro Benaion Coelho (Presidente/Coordenadora)
  • Representante Docente: Carlos Henrique Gonçalves
  • Representante Docente: Katia Christian Zanatta Manangão (Coordenadora Adjunta)
  • Representante dos Coordenadores: Ueliton da Costa Leonídio 
  • Representante dos Coordenadores: Érika Pereira Machado
  • Representante da Mantenedora: Mons. José Maria Pereira 
  • Representante da Sociedade Civil Organizada: Ataualpa Antônio Pereira Filho
  • Representante Técnico-administrativo: Simone da Costa Fausta
  • Representante discente da graduação: Patrícia Ozório de Almeida
  • Representante discente da graduação EAD: Alexandre Carvalho Bonifácio
  • Representante discente da pós-graduação Stricto Sensu: Leonardo Augusto dos Santos Costa

Relatórios:

RELATÓRIO GERAL
Relatório Geral de Avaliação – Ciclo 2010/2012 14/03/2013 Baixar PDF
 Relatório Geral de Avaliação – Ciclo 2013 12/03/2014 Baixar PDF
 Relatório Geral de Avaliação – Ciclo 2014 24/03/2015 Baixar PDF
 Relatório Geral de Avaliação – Ciclo 2015 24/03/2016 Baixar PDF
 Relatório Geral de Avaliação – Ciclo 2016 17/03/2017 Baixar PDF
 Relatório Geral de Avaliação – Ciclo 2016/2017 28/03/2018 Baixar PDF
 Relatório Geral de Avaliação – Ciclo 2018 19/03/2019 Baixar PDF
 Relatório Geral de Avaliação – Ciclo 2019 13/03/2020 Baixar PDF
 Relatório Geral de Avaliação – Ciclo 2019/2020 22/03/2021 Baixar PDF
Relatório Geral de Avaliação – Ciclo 2020/2021 (Parcial) 01/03/2022 Baixar PDF
Relatório Geral de Avaliação – Ciclo 2022 (Parcial) 01/03/2022 Baixar PDF
Relatório Geral de Avaliação – Ciclo 2021-2023 (Integral) 19/03/2024 Baixar PDF
AVALIAÇÃO DE CURSOS
Avaliação dos Cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA  (exceto Ciências Contábeis e Relações Internacionais) 10/12/2012 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Engenharia Mecatrônica 27/06/2013 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Relações Internacionais 20/08/2013 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Engenharia de Petróleo 02/10/2013 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Biomedicina 16/01/2014 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Filosofia (Bacharelado) 07/02/2014 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Educação Física 22/04/2014 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Direito 12/12/2014 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Engenharia de Produção 20/02/2015 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Arquitetura e Urbanismo 31/10/2015 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade 17/03/2017 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Tecnólogo em Logística 17/03/2017 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Tecnólogo em Manutenção Industrial 17/03/2017 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Tecnólogo em Controle de Obras 17/03/2017 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Marketing 24/10/2018 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Ciências Econômicas 28/03/2018 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Pedagogia EAD 11/09/2018 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Teologia 22/11/2018 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Engenharia Mecânica 29/11/2018 Baixar PDF
 Avaliação Geral de Cursos 11/03/2019 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Ciências Econômicas 19/03/2019 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Comunicação Social 01/03/2022 Baixar PDF
 Avaliação do Curso de Música 01/03/2022 Baixar PDF
Avaliação do Curso de Filosofia – Bacharelado -EAD 18/08/2023 Baixar PDF
Avaliação do Curso de Teologia EAD 06/11/2023 Baixar PDF
Avaliação do curso de História 09/07/2024 Baixar PDF
Avaliação do curso de Pedagogia 09/08/2024 Baixar PDF
AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS
Avaliação de Disciplinas – Ciclo 2013.1 29/09/2013 Baixar PDF
 Avaliação de Disciplinas – Disciplinas EAD 2013 09/12/2013 Baixar PDF
 Avaliação de Disciplinas – Ciclo 2015.1 23/03/2016 Baixar PDF
 Avaliação de Disciplinas – Ciclo 2016.2 22/02/2017 Baixar PDF
 Avaliação de Disciplinas – Ciclo 2017.1 21/06/2017 Baixar PDF
 Avaliação de Disciplinas – Ciclo 2017.2 28/03/2018 Baixar PDF
 Avaliação de Disciplinas – Ciclo 2018.1 11/09/2018 Baixar PDF
 Avaliação de Disciplinas – Ciclo 2018.2 11/03/2019 Baixar PDF
 Avaliação de Disciplinas – Ciclo 2020.2 11/03/2019 Baixar PDF
Avaliação de Disciplinas – Ciclo 2021.1 (Parcial) 01/03/2022 Baixar PDF
Avaliação de Disciplinas – Ciclo 2021.2 (Parcial) 01/03/2022 Baixar PDF
Avaliação de Disciplinas – Stricto Sensu 01/08/2023 Baixar PDF
Avaliação de Disciplinas – Ciclo 2023.1 06/10/2023 Baixar PDF
Avaliação de Disciplinas – Ciclo 2023.2 10/06/2024 Baixar PDF
AVALIAÇÃO DE INFRAESTRUTURA (CORPO DOCENTE E DISCENTE)
Avaliação de Infraestrutura – Ciclo 2012 17/01/2013 Baixar PDF
 Avaliação de Infraestrutura – Ciclo 2016 11/11/2016 Baixar PDF
 Avaliação de Infraestrutura – Ciclo 2017 27/11/2017 Baixar PDF
 Avaliação de Infraestrutura – Ciclo 2021 (Corpo Docente e Discente) 01/03/2022 Baixar PDF
 Avaliação de Infraestrutura – Ciclo 2021 01/03/2022 Baixar PDF
Avaliação de Infraestrutura – Ciclo 2022 (Corpo Docente e Discente) 01/08/2023 Baixar PDF
Avaliação de Infraestrutura – Ciclo 2022 01/08/2023 Baixar PDF
Avaliação de Infraestrutura – Ciclo 2023 06/05/2024 Baixar PDF
ACOMPANHAMENTO DE EXECUÇÃO DO PDI
Acompanhamento de Execução do PDI – Ciclo 2012 14/03/2013 Baixar PDF
 Acompanhamento de Execução do PDI – Ciclo 2013 12/03/2014 Baixar PDF
 Acompanhamento de Execução do PDI – Ciclo 2014 24/03/2015 Baixar PDF
 Acompanhamento de Execução do PDI – Ciclo 2021 01/03/2022 Baixar PDF
 Acompanhamento de Execução do PDI – Ciclo 2022 01/08/2023 Baixar PDF
 Acompanhamento de Execução do PDI – Ciclo 2023 07/03/2024 Baixar PDF
OUTROS RELATÓRIOS
Avaliação do Corpo Docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA 13/12/2012 Baixar PDF
 Avaliação do Corpo Docente do Centro de Teologia e Humanidades – CTH 13/12/2012 Baixar PDF
 Avaliação da Biblioteca 03/06/2014 Baixar PDF
 Avaliação de Gestão 07/01/2016 Baixar PDF